11 de agosto de 2021

HÁ QUASE 130 DIAS SEM CHUVA, A PREVISÃO É DE SECA E COM ALTAS TEMPERATURAS NOS PRÓXIMOS DIAS; UMIDADE RELATIVA DO AR ESTÁ ABAIXO DOS 20%

Foto: Alexandre Willy

Catalão e região estão bem próximos de completar 130 dias sem registro de chuvas, e o pior, é que não tem nenhuma previsão para que  ocorram nesses próximos dias.

De acordo com o coordenador do Laboratório de Climatologia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Professor Rafael Ávila, nesta quarta-feira (11), os termômetros marcaram 31º C, e a umidade relativa do ar chegou aos 18%.

Depois de vários dias  com registros de três massas polares que derrubaram significativamente as temperaturas, Rafael Ávila explica que a previsão é de continuidade desse tempo bastante seco e com temperaturas altas ao longo dos próximos dias, ou seja, o calor está de volta e deve permanecer intenso durante toda essa semana e início da próxima.

O coordenador do Laboratório de Climatologia da UFCAT, Rafael Ávila, ainda disse que não há previsão de chuva para essas duas semanas, isso devido a atuação de uma forte massa de ar seco que vai inibir a chegada de frentes frias para Catalão e para nossa região, e em consequência disso, as temperaturas mínimas seguirão em elevação.

Finalizando, Rafael revelou que as estimativas das temperaturas para esses próximos dias, é que ficarão com máximas de 32ºC e mínimas de 14ºC, e o mais preocupante, a umidade relativa do ar ficarão abaixo da casa dos 20%, ou seja, viveremos literalmente um clima de verdadeiro deserto.

 

Escrito por: Badiinho Filho