25 de março de 2019

GREVE DOS CAMINHONEIROS: EM VÍDEO CHORÃO SE MANIFESTA CONTRA NOVA PARALISAÇÃO E MANDA TOMAR VERGONHA NA CARA OS CRÍTICOS AOS QUE ESTÃO INDO EM BRASÍLIA PARA NEGOCIAÇÃO COM O GOVERNO

Wallace Landim, o Chorão, usou as redes sociais para manifestar-se contra uma nova paralisação. Foto: Facebook/Reprodução

Na tarde de ontem, domingo (24), Wallace Landim, o Chorão, presidente das associações Abrava e BrasCoop, que representam a classe de caminhoneiros, considerado também um dos líderes da categoria após a notoriedade que ganhou na greve dos caminhoneiros de 2018, usou as redes sociais e divulgou um vídeo para afirmar que é contra um nova paralisação neste momento. 

Em seu vídeo publicado às 18h41 de ontem, o qual já ultrapassa 45 mil visualizações e mais de 2 mil compartilhamentos, Chorão afirma que nos 11 dias parado nas estradas, os caminhoneiros conseguiram o piso mínimo de frete, a isenção de cobrança de pedágios do eixo suspenso, 30% na CONAB e a aprovação do marco regulatório na Câmara dos Deputados, projeto este que tramita no Senado Federal, o qual Chorão afirma que o mesmo está nas mãos do Senador Luiz Carlos do Carmo (MDB/GO). 

No mesmo vídeo, Chorão informou que está recebendo inúmeras mensagens em seu Whatsapp, as quais, a grande maioria das pessoas que o procura, o questiona se haverá ou não uma nova paralisação no próximo dia 30 de março, como foi propagado pelos principais jornais neste final de semana, ato que o líder é totalmente contra neste momento.

“Estou recebendo muitas mensagens do pessoal falando de tal de paralisação, eu sou contra uma paralisação neste momento, porque nós estamos vendo o que está acontecendo em Brasília . Nós estamos acompanhando muita gente fazendo vídeo falando em paralisação, os quais nunca foram em Brasília e ficam criticando quem está indo lá. Então vocês têm que tomar vergonha na cara e sair de trás do Whatsapp, antes de chamarem alguma coisa, alguma paralisação”, disparou Chorão aos que estão se manifestando a favor de uma nova greve. 

No mesmo vídeo, Chorão também disse que esteve na semana passada com o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, o qual teria dito a ele, que o presidente Jair Bolsonaro teria mandado perguntar quais eram as demandas dos caminhoneiros, informando Chorão que os principais pedidos feitos aos ministro foi maior intensificação nas fiscalizações da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para cumprimento da tabela de frente, criação de mecanismos para barrar a alta diária do diesel, jornada de trabalho e pontos de paradas nas estradas, pedidos que serão repassados ao presidente Bolsoanaro, que segundo Chorão fará analises do que foi repassado e que ele deve se pronunciar nos próximos dias. 

Outra questão levantada por Chorão, é com relação as fiscalizações da ANTT, que segundo eles está sim sendo feito, explicando ele que foi iniciado um processo de fiscalização nas dependências das empresa, sendo uma espécie de auditoria, inciada em 55 pontos da ANTT, chamada de canal verde, afirmando ele que essa fiscalização não está cem por cento, mas que ela vêm acontecendo.

 “Vamos ter um pouco de paciência, nós, 90% da categoria apoio o Governo de Jair Bolsonaro (PSL), o qual está três meses no governo, um mês ficou internado, 10 dias ficou fora do país, depois teve a tragédia em Brumadinho-MG, faz as contas quanto tempo ele está no governo!”, disse Chorão em seu vídeo, o qual recebeu inúmeras críticas de seus seguidores, a maioria caminhoneiros de diversos cantos do país, os quais afirmam que os acordos para o fim da greve em 2018, não estão sendo cumpridos. 

As principais queixas dos caminhoneiros são o descumprimento da tabela de fretes e as constantes altas nos preços do óleo diesel. 

Chorão também afirma que têm muita gente querendo pegar carona com uma possível possibilidade de nova greve dos caminhoneiros, e segundo o líder, os quais querem manifestarem contra a reforma trabalhista e contra o STF. Assista o vídeo: 

Escrito por: Badiinho Filho