18 de setembro de 2023

GRANDE ONDA DE CALOR É ESPERADA EM CATALÃO E EM GOIÁS, COM TEMPERATURAS PODENDO SUPERAR 40ºC

Imagem do pôr do sol no Lago Serra do Facão, no município de Catalão. Foto: Badiinho Moisés

Previsões de interferência alarmantes apontam que Goiás e, em particular, a cidade de Catalão, estão prestes a enfrentar uma onda de calor extremo nas próximas semanas. As temperaturas estão previstas para atingir níveis recordes, possivelmente ultrapassando a marca de 40 graus Celsius.

A segunda-feira, 18 de setembro, já traz um aviso de que a combinação de calor e umidade pode resultar em pancadas de chuva isoladas, acompanhadas de rajadas de ventos, raios e até granizo. A temperatura máxima em Catalão pode chegar aos impressionantes 33°C, com umidade relativa do ar variando entre 25% a 70%. O sol nasceu às 06h10 e vai se pôr às 18h12.

Mas as notícias mais preocupantes vêmpara os próximos dias. Uma massa de ar extremamente quente é esperada não apenas em Catalão, mas em várias regiões de Goiás. A MetSul Meteorologia alerta que as limitações podem superar significativamente os valores médios históricos de temperatura máxima em todo o estado, com potencial para quebras de recordes tanto para setembro quanto para recordes absolutos.

A segunda metade da semana ainda será mais calor ainda, com o reforço dessa massa de ar quente, trazendo temperaturas atipicamente elevadas. Mesmo que o calor não seja incomum nesta época do ano no Centro-Oeste e no Sudeste, essa situação é contemporânea como de “elevado perigo” devido à severidade do calor esperado, exigindo atenção das autoridades.

Além da cidade de Catalão, e o estado de Goiás outros estados também sentirão o calor intenso, incluindo Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão.

As regiões mais afetadas podem ser o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul, onde as temperaturas podem ultrapassar os 40°C na maioria das cidades, especialmente na região do Pantanal e arredores. Essas áreas não terão epicentro de grande cúpula de calor, com algumas localidades podendo atingir impressionantes 43°C a 45°C.

Regiões próximas também sentirão o calor intenso, com temperaturas próximas ou acima dos 40°C em Goiás, no Sudeste do Brasil e em alguns estados do Nordeste, como o Oeste da Bahia, Maranhão e Piauí. No Rio de Janeiro, algumas estações meteorológicas podem registrar temperaturas superiores a 40°C no próximo fim de semana, e em Minas Gerais, as áreas mais afetadas pelo calor extremo serão o Triângulo Mineiro e o Noroeste do estado, com máximas acima dos 40°C .

O pico dessa onda de calor é esperado entre o final desta semana e o início da próxima semana, com temperaturas que desafiam os padrões normais. Os modelos numéricos até sugerem temperaturas de 30°C no nível de pressão de 850 hPa, o que é extremamente raro e só ocorre em massas de ar específicas quentes. Portanto, é fundamental que todos estejam preparados para enfrentar essa situação climática extrema e que as autoridades adotem medidas adequadas para garantir a segurança da população diante dessas condições adversas.

 

 

Escrito e publicado por: Badiinho Moisés/Com as informações do Climatologista Rafael Ávila e do Diário de Goiás