7 de junho de 2013

Governo municipal, Ministério Público e Condema discutem impactos socioambientais no município de Catalão

 Semana do Meio Ambiente

Debate foi promovido durante a Semana do Meio Ambiente

 Como parte da programação da Semana do Meio Ambiente, a Prefeitura de Catalão promoveu nesta quinta-feira, 6, mesa-redonda para debater impactos socioambientais no município. Participaram das discussões o promotor de justiça, Roni Alvacir Vargas, o presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema), Luciano Abrão, e o professor da Universidade Federal de Goiás (UFG) Laurindo Elias Pedrosa. Alunos do Colégio Estadual Dona Iayá também participaram do debate.

Roni Alvacir considerou que, em virtude do crescimento econômico da cidade, Catalão precisa conhecer e minimizar os impactos ambientais gerados com as atividades de indústria e mineração. “Poder Público, Ministério Público e UFG têm se preocupado com estas questões, o que contribui para minimizar os problemas ambientais que enfrentamos, bem como pensar medidas preventivas”, destacou o promotor.

O professor da UFG Laurindo Elias falou sobre a importância de tratar os resíduos gerados com a produção agrícola, pecuária e industriais antes de depositá-los no Meio Ambiente. “Na zona urbana, por exemplo, sofremos os impactos causados pela industrialização, sobretudo pela liberação de gases e a deposição de resíduos nas lagoas”, destacou o professor.

De acordo com o presidente do Condema, Luciano Abrão, o debate é de suma importância, visto que a cidade enfrenta problemas ambientais significativos. “Se não discutirmos, buscarmos soluções e não planejarmos o futuro da nossa cidade com relação à proteção ambiental, chegará um momento em que vamos inviabilizar às nossas vidas”, alertou. 

Texto e Fotos: SecomCatalão