11 de abril de 2024

Goiás registra redução significativa na criminalidade no primeiro trimestre de 2024

O secretário de Segurança Pública de Goiás, Renato Brum, apresentou os dados nesta quinta (11). Foto: SSP

Nos primeiros três meses de 2024, o estado de Goiás apresentou uma queda expressiva em todos os índices criminais, conforme os dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO) nesta quinta-feira (11/04) em Goiânia. A maior diminuição ocorreu nos casos de roubo de carga, com uma redução de 92% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em 2023, foram registrados 13 casos, enquanto este ano houve apenas um.

As reduções significativas também foram observadas em outros tipos de crimes, como roubo de veículo, roubo a comércio e furto a transeunte, com queda de 34% em cada categoria. Casos de roubo a transeunte diminuíram 33%, enquanto os de feminicídio caíram 31%. Os dados têm como base o Observatório de Segurança Pública do Estado e são extraídos do Registro de Atendimento Integrado (RAI), de acordo com as diretrizes do Plano Nacional de Segurança Pública.

O governador Ronaldo Caiado destacou o compromisso do estado em combater crimes violentos para garantir a segurança da população. “Nossas forças policiais trabalham de forma integrada, o que é resultado de uma política pública séria e eficiente”, afirmou. “Essa colaboração nos permite alcançar resultados concretos e oferecer segurança aos cidadãos.”

O secretário de Segurança Pública, Renato Brum, reforçou a importância das ações preventivas nas ruas e do trabalho conjunto das forças de segurança, incluindo as polícias Civil e Militar, a Polícia Penal, a Polícia Científica e o Corpo de Bombeiros. “Esse trabalho conjunto fortalece a segurança em Goiás”, disse.

Outro dado positivo é que 165 municípios não registraram homicídios de janeiro a março deste ano, e não houve casos de roubo a banco. “As polícias goianas têm cumprido sua missão dentro dos limites da lei, e a população tem reconhecido isso”, complementou Caiado. Uma pesquisa da Genial/Quest divulgada recentemente mostra que 69% dos entrevistados avaliam positivamente a segurança no estado.

Ações proativas no primeiro trimestre de 2024, foram cumpridos 2.258 mandados de prisão e apreensão em Goiás. A integração das forças de segurança resultou na recuperação de 974 veículos roubados ou furtados e na prisão em flagrante de 7.352 pessoas. Além disso, foram apreendidas 1.158 armas de fogo e recapturados 1.911 foragidos. No total, 3 toneladas de drogas foram retiradas de circulação.

Resumo dos indicadores criminais (janeiro a março de 2024):

-Roubo de carga: -92%

-Furto a transeunte: -34%

-Roubo em comércio: -34%

-Roubo de veículos: -34%

-Roubo a transeunte: -33%

-Feminicídio: -31%

-Furto de veículos: -27%

-Homicídio doloso: -24%

-Furto em residência: -20%

-Roubo em propriedade rural: -20%

-Furto em comércio: -16%

-Roubo em residência: -14%

-Tentativa de homicídio: -10%

-Estupro: -9%

-Furto em propriedade rural: -6% 

 

Escrito  e publicado por: Badiinho Moisés/Dados e informações fornecidos pela SSPGO