15 de maio de 2024

Goiás registra crescimento de 7,7% no setor de informação e comunicação

Com alta de 6,1% em março, setor de serviços de informação e comunicação em Goiás é principal destaque em pesquisa divulgada pelo IBGE. Foto: Lucas Diener

No primeiro trimestre de 2024, os serviços de informação e comunicação em Goiás mostraram um aumento de 7,7%, após terem avançado 6,1% em março. Nos últimos 12 meses, houve uma variação positiva de 10,8%. Esses dados são resultado da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada recentemente.

Além disso, os serviços prestados às famílias e a categoria de outros serviços também tiveram um desempenho notável, com crescimentos de 5,8% e 0,6%, respectivamente, em março deste ano. O Secretário de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), Joel de Sant’Anna Braga Filho, destaca a importância desses setores em manter a economia local aquecida, contribuindo para a geração de empregos e renda.

A nível nacional, o volume de serviços prestados no país teve um aumento de 0,4% em março, revertendo a queda de 0,9% registrada em fevereiro. No acumulado do primeiro trimestre de 2024 em relação ao mesmo período de 2023, o setor apresentou um crescimento de 1,2%. Nos últimos 12 meses, a expansão foi de 1,4%.

A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) fornece indicadores que permitem acompanhar a conjuntura do setor de serviços no país, analisando a receita bruta de empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais funcionários, cuja atividade principal é um serviço não financeiro, excluindo saúde e educação.

Escrito e publicado por: Badiinho Moisés/Dados e informações são da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços – Governo de Goiás