20 de abril de 2024

Goiandira recebe prêmio por vacinar 100% dos adolescentes contra a dengue

Secretário estadual da Saúde, Rasível Santos, ao lado de representantes da pasta da Saúde de Goiandira durante entrega do Zé Gotinha do Cerrado. Foto: Divulgação/Secom – Governo de Goiás

A cidade de Goiandira se destacou por ser uma das poucas cidades goianas a vacinar 100% das crianças e adolescentes contra a dengue. De acordo com a secretária de Saúde de Goiandira, Laiane Cristina Fernandes, esse resultado foi alcançado através de ações nas escolas, onde o maior número de adolescentes foi vacinado, e de uma mobilização posterior na feira da cidade.

Goiandira foi uma das quatro cidades que atingiram a vacinação total de crianças e adolescentes. As outras três cidades goianas que também alcançaram essa marca foram Paranaiguara, Porteirão e Davinópolis, essa última localizada em nossa região, no sudeste do estado.

Além dessas quatro cidades, outras 40 receberam o troféu ouro por terem vacinado 98% das crianças e adolescentes contra a dengue. A categoria prata foi para 29 municípios que vacinaram entre 80% e 89% dos jovens, enquanto o bronze ficou com 21 cidades que imunizaram entre 70% e 79% de suas crianças e adolescentes.

Assista o vídeo no perfil do Blog do Badiinho no Instagram:

Até a última quinta-feira, Goiás havia utilizado 93.580 doses da vacina contra a dengue, representando 60,4% do total de 158.505 unidades enviadas pelo Ministério da Saúde ao estado.

O evento “Troféu Zé Gotinha do Cerrado” foi realizado na Escola de Saúde de Goiás, em Goiânia, para premiar os municípios que mais se destacaram na vacinação contra a dengue. Foram contemplados 94 municípios que vacinaram acima de 70% das doses recebidas. Os destaques foram Paranaiguara, Davinópolis, Goiandira e Porteirão, que receberam o troféu diamante por aplicarem 100% das doses destinadas ao público-alvo, que consiste em adolescentes de 10 a 14 anos.

O secretário estadual da Saúde, Rasível Santos, destacou a importância da vacinação para evitar complicações graves e mortes por dengue, enfatizando que a aplicação da vacina deve ser realizada em duas doses, com um intervalo de três meses entre elas. Ele elogiou o trabalho dos gestores municipais em incentivar e mobilizar pais e responsáveis para vacinar crianças e adolescentes.

Os demais municípios que alcançaram taxas elevadas de vacinação também foram premiados: 40 receberam o troféu ouro por usar mais de 90% das doses, 29 foram premiados com o troféu prata por atingirem mais de 80%, e 21 receberam o troféu bronze por imunizarem mais de 70% das crianças e adolescentes. O evento contou com a presença de diversas autoridades, ressaltando a importância da vacinação como estratégia para combater a dengue.

Escrito e publicado por: Badiinho Moisés/Com informações da TV Anhanguera e da SES-GO