12 de setembro de 2023

GESTÃO TRANSPARENTE: BRUNO PEIXTO REDUZ CUSTOS E INTRODUZ PROGRAMA DE CONFORMIDADE NA ALEGO

Deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Bruno Peixoto. Foto: Divulgação/Alego

Desde que assumiu a presidência da Assembleia Legislativa, o deputado Bruno Peixoto (UB) tem reduzido custos e liderado com transparência. Seu recente anúncio no dia 6 deste mês envolveu o cancelamento de um contrato de locação de veículos, resultando em economias esperadas de aproximadamente R$ 12 milhões para os cofres públicos ao longo dos próximos cinco anos.

Ações como essas indicam o início da implementação do programa de Conformidade, que foi oficialmente lançado na segunda-feira, dia 11. Durante uma reunião com diretores dos departamentos de Compras, Licitação e Contratos, Bruno enfatizou que essa iniciativa aumentaria significativamente a transparência, preservaria os princípios éticos e garantiria a integridade de todas as atividades de gestão.

Os critérios iniciais para a implementação da Conformidade incluem o comprometimento da alta administração, políticas e procedimentos internos, treinamento, conscientização e capacitação.

“O programa é uma iniciativa vital destinada a promover a ética, a transparência e a integridade na gestão da Assembleia Legislativa de Goiás. Uma vez totalmente implementado, servirá como o princípio orientador que molda o comportamento da instituição, bem como a realização de sua missão, visão e valores”, explicou Bruno.

A Conformidade, que será implantada na Alego, é construída sobre três pilares fundamentais: transparência, ética e integridade. Bruno também elogiou o trabalho realizado pelo Governo do Estado. O programa de Conformidade Pública foi estabelecido no Poder Executivo de Goiás por meio do Decreto nº 9.406, em 18 de fevereiro de 2019. Pode ser definido como um conjunto de procedimentos e estruturas destinados a garantir que as ações de gestão estejam em conformidade com os padrões morais e legais, garantindo o alcance dos resultados das políticas públicas e a satisfação dos cidadãos, ao mesmo tempo em que promove a ética, a transparência, a responsabilidade e a gestão de riscos.

Durante a reunião, o presidente reiterou o compromisso da administração em “servir à população com um Poder Legislativo alinhado com as reais necessidades da comunidade”.

Reunião de implantação de Compliance. Foto: Divulgação/Alego

 

Publicado por: Badiinho Moisés