As gafes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a cúpula do G7, no Canadá, repercutiram no cenário político e aumentaram a preocupação dentro do PT com a eleição de 2026.
Na foto oficial, Lula se distraiu conversando com o presidente do Conselho Europeu, Antônio Costa, e precisou ser alertado pelos outros líderes para olhar para a câmera. O constrangimento rapidamente chamou atenção.
Ver essa foto no Instagram
Logo depois, outro episódio gerou comentários. Lula interrompeu a fala do primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, por causa de problemas no aparelho de tradução simultânea que usava.
Diante disso, a oposição aproveitou os episódios para questionar a capacidade do presidente de disputar um novo mandato. “Lula mostra sinais de senilidade”, afirmou o senador Sergio Moro (União Brasil).
Dentro do PT, líderes avaliam que os adversários devem explorar a idade de Lula — que completa 80 anos em outubro — durante a campanha. Mesmo assim, o presidente reforça sua disposição para concorrer em 2026. Ele, inclusive, compara sua situação à do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que desistiu de disputar a reeleição.
Em reunião recente com a cúpula do partido, Lula deixou claro seu recado: “Só perco essa eleição para mim mesmo”.