O Largo do Rosário foi tomado pela tradição e pela fé neste domingo (28), durante o último ensaio das Congadas de Catalão. O evento, que antecede a Festa em louvor a Nossa Senhora do Rosário, marcou o aquecimento para a 149ª edição da celebração, que terá início na próxima quinta-feira (2) e seguirá até o dia 13 de outubro. Assim, a cidade já respira o clima festivo.
Mobilização cultural e religiosa
De acordo com João Vítor Alves, diretor de comunicação da Irmandade Nossa Senhora do Rosário, o ensaio reuniu cerca de 15 mil pessoas e contou com a participação de mais de 5 mil dançadores, organizados em 25 ternos. Além disso, ele destacou que o momento é simbólico, pois representa a apresentação dos grupos aos generais, pedindo autorização para se apresentarem durante a festa.
“É uma tradição centenária, uma manifestação de resistência cultural e religiosa do povo negro. Dessa forma, a festa envolve direta ou indiretamente mais da metade da população catalana e é motivo de orgulho para todos nós”, afirmou.
Assista o vídeo disponível no perfil do Blog do Badiinho no Instagram:
Ver essa foto no Instagram
Apoio da Prefeitura e valorização da tradição

O prefeito de Catalão, Velomar Rios, também acompanhou o ensaio. Segundo ele, o evento reforça a importância da festividade para a identidade cultural do município.
“Não poderíamos deixar de estar aqui, prestigiando esse momento tão importante. A Prefeitura apoia e incentiva os dançadores e, além disso, oferece suporte aos festeiros para que a festa seja realizada à altura da nossa cidade”, destacou.
Festeiros reforçam devoção e organização

Os festeiros de 2025, Luiz Sampaio e sua esposa, Samara Esperidião, demonstraram entusiasmo com a proximidade da festa. Para eles, a preparação foi intensa, mas o resultado será recompensador.
“É uma grande satisfação proporcionar essa celebração à população. Estamos preparando uma festa organizada, alegre e abençoada. Nossa Senhora do Rosário está à frente de tudo”, disse Sampaio.
Entretanto, ele ressaltou que nada disso seria possível sem o apoio da Prefeitura e das comissões que colaboraram com a organização.
Programação da festa
A abertura oficial acontecerá na madrugada de quinta (2) para sexta-feira (3), com a tradicional alvorada, marcada pelo som das caixas e pelo apito dos generais. Logo depois, a programação seguirá com missas, novenas, apresentações dos ternos de congo e atividades culturais, sociais e comerciais com as barraquinhas no Largo do Rosário.
Além disso, a expectativa é que os últimos dias da festa, entre 11 e 13 de outubro, reúnam grande público, consolidando a edição de 2025 como uma das mais marcantes da história. Por fim, a cidade já entra em contagem regressiva para o jubileu de 150 anos da Festa do Rosário, que será celebrado em 2026.
Vejam os cliques da Mariana Machado para o Blog do Badiinho:



























