11 de setembro de 2023

FERIADO PROLONGADO MANCHADO POR MORTES POR AFOGAMENTOS EM CATALÃO E EM OUTROS TRÊS MUNICÍPIOS DE GOIÁS

Homem de 33 anos de idade identificado como Luciano da Silva Aquino, morreu afogado no lago da unisa Serra do Facão, em Catalão. Foto: Divulgação/10º BBM

Durante o feriado prolongado de 7 de setembro deste ano, quatro trágicos incidentes de afogamento foram registrados em diferentes locais de Goiás, incluindo Catalão, no lago da Usina Hidrelétrica da Serra do Facão. Os bombeiros relataram que, no último sábado, dia 9 de setembro, o 10º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Catalão recebeu uma chamada de emergência referente a um afogamento na zona rural do Distrito de Pires Belo, em uma região conhecida como “estrada da antiga ponte”, nas margens do lago da Serra do Facão. Segundo informações, um grupo de pessoas estava desfrutando de um momento de lazer quando perceberam que um dos membros do grupo, um homem de sexo masculino identificado como Luciano da Silva Aquino, de 33 anos, estava desaparecido.

A equipe náutica partiu imediatamente para buscas subaquáticas e, após um esforço incansável, localizou o corpo da vítima a aproximadamente 35 metros da margem, em uma profundidade de cerca de 5 metros. O corpo de Luciano da Silva Aquino foi entregue ao Instituto Médico Legal (IML) para os procedimentos necessários.

Adolescente de 14 anos morreu afogado em córrego de Itumbiara. Foto: Divulgação/CBMGO

Outra triste ocorrência de afogamento ocorreu em Itumbiara, também no último sábado, dia 9 de setembro, quando o 6º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar foi chamado para socorrer um adolescente de 14 anos que se afogou em uma área conhecida como “poção” no córrego Trindade. As equipes se deslocaram para o local onde o jovem havia submerso e iniciaram imediatamente os mergulhos com técnicas de apneia. Após várias tentativas, o óbito foi confirmado por um médico do Samu, e o corpo foi entregue ao IML.

Na tarde da última quinta-feira, no dia do feriado 7 de setembro, um jovem de 22 anos estava no Rio Claro, quando pulou de uma das cachoeiras. Ele submergiu, emergiu brevemente e submergiu novamente, não sendo visto desde então. O Corpo de Bombeiros em Quirinópolis foi acionado, e uma equipe iniciou as buscas no mesmo dia. No dia seguinte, em 8 de agosto de 2023, uma equipe de mergulhadores do 1° Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Goiânia chegou para fortalecer as buscas pelos jovens desaparecidos, que incluíram buscas nas margens do rio e na água conseguindo localizar o corpo do jovem.

À esquerda, Alan Matins, 42 anos, e à direita, cachoeira onde ele morreu. Fotos: Reprodução/Redes sociais e Divulgação – CBMGO

Na sexta-feira, 8 de setembro, os Bombeiros Militares foram chamados para responder a um afogamento em Alto Paraíso, na cachoeira dos Encontros, localizada na Fazenda dos Macaquinhos. A vítima, um homem de 42 anos, não conseguiu nadar e afundou no poço da cachoeira dos Encontros. O resgate foi realizado pela equipe do Corpo de Bombeiros de Goiás, com o uso de uma padiola improvisada para o transporte do corpo, e conto com o apoio da Polícia Militar Rural. O corpo foi entregue aos cuidados do IML.

Reportagem da TV Anhanguera Goiás  revelou que amigos disseram que o executivo de São Paulo, Alan Martins, de 42 anos de idade, estava nadando quando passou mal e sumiu na água, e que os donos da área teriam conseguido tirá-lo da água, mas infelizmente estava sema vida.

 

Escrito e publicado por: Badiinho Moisés