27 de janeiro de 2022

Expectativa é que chuva volte em Catalão e em Goiás, amenizando altas das temperaturas, afirma climatologista da UFCAT

Chuvas vão voltar para amenizar calor, aponta climatologia da UFCAT. Foto: Badiinho Moisés/Arquivo

Informações disponibilizadas pelo climatologista, professor e coordenador do Laboratório de Climatologia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Rafael Ávila, repassadas ao Badiinho, apontam prognóstico de Chuva para os próximos dias.

O professor Rafael Ávila informou que o avanço de uma frente fria vinda do sul do país vai influenciar as condições do tempo atmosférico em Goiás, favorecendo as pancadas de chuvas isoladas, típicas da estação de verão, e que essas chuvas podem vir acompanhadas de rajadas de vento e raios.

Dados repassados por Ávila revelam que neste mês de janeiro já foi registrado chuvas que somaram 249,2 mm, ou seja, já choveu em 28 dias deste mês 88% em relação à média histórica.

Nos últimos dias, a chuva tem sido de forma reduzida, provocando alta nas temperaturas, como na última segunda (24), quando os ponteiros em nossa cidade chegaram a 33,4ºC. Para hoje, quinta-feira (27), a máxima poderá chegar aos 28ºC.

“Com a chegada da frente fria vamos ter uma amenização das temperaturas, aliviando aquele calorão sentido nos últimos dias e aumento dos índices de umidade relativa do ar e ficaremos com índices bem abaixo dos valores registrados dos últimos dias, especificamente do último final de semana”, explicou o professor Rafael Ávila da Climatologia da UFCAT.

 

Publicado por: Badiinho Moisés