30 de julho de 2021

ENTREGUE A SEDE DO PROGRMA DE ATENÇÃO DOMICILIAR (PAD), EM CATALÃO

Sede do Programa de Atenção Domiciliar (PAD), em Catalão. Foto: ASCOM – Prefeitura de Catalão.

A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou oficialmente na manhã de ontem, quinta-feira (29), a sede própria do Programa de Atenção Domiciliar (PAD): um importante espaço voltado para atendimento especializado da população. Devido à pandemia do coronavírus a cerimônia aconteceu respeitando as medidas de biossegurança e, para que toda população pudesse acompanhar, contou com transmissão ao vivo pelas redes sociais.

O Programa de Atenção Domiciliar de Catalão atende aos pacientes acometidos por problemas crônicos e agudos, bem como problemas de saúde que exigem maior frequência de cuidado, recurso e acompanhamento contínuo. São pacientes em Oxigenoterapia e pacientes restritos ao leito, por diversas enfermidades, e/ou pacientes oncológicos. Para isso, mais de dez profissionais em diferentes funções fazem parte da equipe: 02 médicos; 01 enfermeiro; 01 técnico de enfermagem; 01 assistente social; 01 nutricionista; 01 fisioterapeuta; 01 psicóloga; 01 auxiliar administrativa; 01 motorista e 01 auxiliar de serviços gerais.

A coordenadora da unidade que é também psicóloga, Graciela Beatriz S. S. Rodrigues, explicou que o PAD se restringe a atender pessoas acamadas ou em uso de oxigênio e pacientes em tratamento de câncer restritos ao leito. Segundo ela, para ser cadastrado no programa, é necessário que o familiar apresente um formulário preenchido pelo médico solicitante com todos os documentos pessoais do paciente. Feito isso, a equipe vai à casa avaliar a situação e, a partir de então, oferecer atendimento multidisciplinar dentro das áreas que abrange: medicina, enfermagem, psicologia, fisioterapia, etc.  

Durante o evento, o Secretário Municipal de Saúde, Velomar Rios, falou da satisfação de colocar esse serviço à disposição da comunidade, principalmente de forma totalmente adequada e com alta qualidade. “Nossa preocupação é garantir a assistência aos pacientes. E o PAD visa exatamente isso: dar suporte, atender pessoas que dependem de um tratamento prolongado nos leitos, no próprio domicílio. Nossas equipes vão e dão a cobertura: é um programa diversificado que atende na plenitude com grandes resultados práticos, pois muitos pacientes conseguem inclusive receber alta do programa graças a essa condição que damos”, disse ele.

Dona Wanda Maria Pereira da Silva convive com os profissionais do PAD há mais de quatro anos porque sua mãe recebe atendimento do programa. Ela fez questão de participar da cerimônia de inauguração do espaço e emocionada falou: “Eu e minha família não temos condições de arcar com o tratamento da minha mãe. Conheci o pessoal do PAD que vai lá na minha casa, leva as coisas de fazer curativo, até os suprimentos, tudo na porta e eu tenho mais é agradecer, do motorista ao médico, a equipe inteira. São todos muito atenciosos e carinhosos com a gente”, destacou.

Para o Prefeito de Catalão, Adib Elias, essa é com certeza, uma das mais importantes obras dentro da saúde. “Nós estamos mostrando para a população que existe um programa que já atende em torno de 400 famílias que não têm condições sequer de ir a uma unidade de saúde para tratamento. É um programa que as pessoas têm que conhecer pra ver a grandeza que é. E além disso, não poderia deixar de dizer que vamos entregar várias outras grandes e importantes obras na saúde: em Santo Antônio do Rio Verde; em Catalão a UBS do bairro Copacabana; dentro de pouco tempo o Centro de Dependentes Químicos; o Pronto Socorro Municipal no Maria Amélia e ainda, daremos início à construção do Hospital Regional que será um marco definitivo na história da cidade de Catalão”. Adib Elias ainda completou: “Constitucionalmente, somos obrigados a investir na saúde 15% da receita total do município. Mês passado investimentos 22%, o que dá cerca de 3 milhões a mais do que aquilo que é preconizado. É claro que temos que cuidar de todas as áreas: educação, moradia, infraestrutura, mas – nesse momento – a saúde é um fator preponderante. Estamos muito alegres e isso é importante para que a população saiba para onde vão os impostos que paga: são investimentos para a própria comunidade”, concluiu o Prefeito de Catalão.

Foto: ASCOM – Prefeitura de Catalão.


SOBRE O PAD 

O PAD (Programa de Atenção Domiciliar) iniciou suas atividades em maio de 2011, levando até as residências de alguns pacientes do município de Catalão ações na área de enfermagem, como a realização de curativos. Ao longo dos anos, houve um significativo aumento dos trabalhos executados, bem como da demanda atendida e outras categorias de profissionais somaram ao Programa. Desde então, o PAD estabeleceu-se dentro da UBS João Moreira de Castro, oferecendo atendimento domiciliar a pacientes acamados e/ou em oxigenoterapia (é a utilização de oxigénio em tratamentos médicos para suprir uma deficiência do paciente, que pode ocorrer por diversos motivos). E foi em outubro de 2020 que o Programa passou a funcionar em sede própria e independente, localizada na avenida 20 de Agosto, n. 350, Centro.


COMO UTULIZAR O SERVIÇO: 

A admissão no Programa (tanto por encaminhamentos ou por demanda espontânea) é realizada mediante a seguinte documentação do paciente:

-Formulário de Solicitação do PAD (disponível na sede do Programa ou enviado por e-mail, a ser preenchido por um médio solicitante);

-Documento pessoal: RG, CPF e cartão do SUS;

-Comprovante de renda;

-Comprovante de endereço atualizado.

Para os pacientes que necessitam do uso de oxigênio em domicílio, além destes documentos, também se faz necessária a solicitação médica específica para o uso deste dispositivo e a cópia dos exames de Hemograma e Gasometria. Assim, será autorizada a entrega e instalação do cilindro de oxigênio realizada pela empresa Oxiseg (esse procedimento é gratuito pelo tempo que o paciente necessitar do oxigênio).

A partir deste momento, é realizada uma primeira visita de cadastro e avaliação. As visitas seguintes dos profissionais são realizadas mediante a solicitação dos familiares e também mediante à identificação da própria equipe nos contatos que estabelece com o paciente.

Além das visitas domiciliares a rotina de trabalho envolve-se em outras atividades, como:

-dispensação de itens de materiais médico/hospitalares;

-dispensação de suplementos e dietas enterais (atualmente, a 100 pacientes);

-orientações profissionais específicas (presenciais ou em telemonitoramento).

Vale destacar que o Programa não visa o atendimento emergencial dos pacientes, sendo estes encaminhados às unidades específicas quando necessário.

Em caso de dúvidas ou para mais informações basta entrar em contato pelos telefones: (64) 3441-1840 / 9.9221-7245.

 

Publicado por: Badiinho Filho/Informações da Secom – Pref. Catalão