16 de outubro de 2018

Entrega da coroa de Nossa Senhora do Rosário ao novo casal de festeiro encerra festa religiosa

Novo casal de festeiros André Cândido e Cíntia Midio, recebendo a coroa do atual casal de festeiros, Marcos Inácio e Kedma Marques. Foto: Badiinho Filho

Na tarde de ontem, domingo (15), o casal de festeiros Marcos Inácio e Kdma Marques, entregou a coroa de Nossa Senhora do Rosário ao novo casal de festeiros, André Cândido e Cíntia Midio, os quais ficarão a cargo de promoverem a grandiosa festa no ano de 2019.

Antes da entrega da coroa, os 25 ternos saíram um a um do Largo do Rosário, em direção à Avenida 20 de agosto, no centro de Catalão, onde se apresentaram para um grande público que se fazia presente.

Congadas de Catalão coloriam a Avenida 20 de agosto em apresentação na cerimônia de entrega da coroa. Foto: Drone Super Catalão/Reprodução

Neste ano, apesar de uma estrutura de arquibancadas cobertas com tendas terem sido disponibilizadas com patrocínio do Poder Público Municipal, na Avenida 20 de agosto, com o intuito de acomodarem e aconchegar melhor o público, aja vista os dias de sol escaldante e de intenso calor vivenciados em nossa região, o tempo contribuiu bastante para os mais de 5 mil dançadores e para os milhares de devotos que assistiam as apresentações das congadas de Catalão, e ao final da apresentação, uma leve chuva caiu na cidade para melhorar mais ainda o clima.

Missas no Largo do Rosário marcaram a programação da centenária Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário. Foto: Badiinho

A 142ª Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário que teve uma duração de 11 dias, foi iniciada na madrugada do dia 05 de outubro com a Alvorada e encerrada definitivamente ontem, segunda-feira (15), com entrega da coroa. Desses 11 dias, 10 foram marcados pela programação religiosa, que contou com a reza do terço em três horários do dia, levantamento do mastro, procissões e celebrações das santas missas, as quais eram celebradas em um palco montado no Largo do Rosário.

Tradição das Congadas de Catalão

Muita gente de Catalão e até de várias regiões, esperam ansiosos para verem o colorido das Congadas pelas ruas da cidade. Em 11 dias de festas, os ternos se apresentam fardados apenas no penúltimo dia e último dia, que é na entrega da Coroa. No domingo (14), os ternos saíram as ruas logo no início do dia, onde acompanharam o cortejo a Nossa Senhora do Rosário, em procissão que saiu da Matriz São Francisco de Assis até o Largo do Rosário, onde  eles assistiram uma missa celebrada com dedicação as Congadas de Catalão.

Durante todo o domingo (14), os milhares de dançadores percorreram diversas ruas e avenidas de nossa cidade ao visitarem residências familiares. Alguns desses ternos eram recepcionados com lanches e até almoços ofertados pelas famílias que eram agraciadas com a visita dos dançadores. Porém, no Centro Folclórico, os festeiros e organizadores, serviram almoço para as Congadas de Catalão, no domingo (14) e na segunda-feira (15).

Almoço foi servido para os dançadores de congo das Congadas de Catalão. Foto: Maysa Abrão/Reprodução

A tamanha beleza da mistura de cores dos 25 ternos de Congos das Congadas de Catalão, é vista mesmo no dia da entrega da coroa, pois eles saem do Largo do Rosário com destino até a 20 de agosto, onde no final da avenida principal da cidade, os Generais da Congada aguardam a chegada do primeiro ao penúltimo e último terno que trazem a imagem de Nossa Senhora do Rosário e o atual casal de festeiros com a coroa da Santa para ser entregue ao novo casal que promoverá a festa no seguinte ano.

Além dos fiéis de Nossa Senhora do Rosário e admiradores das congadas de Catalão, no evento de  entrega da coroa realizado na última segunda-feira (15), estiveram presentes a comissão organizadora do novo casal de festeiros, autoridades políticas como vereadores e o Prefeito da cidade, Adib Elias  Júnior, que acompanharam o evento em cima de um trio-elétrico estacionado em frente a Praça Getúlio Vargas. 


Barraquinhas

Barraquinhas nas principais ruas que cercam o Largo do Rosário na cidade de Catalão. Foto: Redes Sociais/Reprodução

Outra grande tradição na centenária Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário, são as centenas de barraquinhas que tomam conta das ruas que cercam o Largo do Rosário. Desde o ano passado,  após exigências do Ministério Público local, as barraquinhas foram padronizadas com tendas em dois tamanhos específicos e, as instalações elétricas passaram também a ter um padrão de segurança.

Nas cercas de 800 barracas ocupadas por comerciantes de Catalão e de várias regiões do Brasil, são comercializados todos os tipos de produtos, que vão de alimentos a barracas com roupas, ferramentas, eletro-eletrônicos, utensílios domésticos… Enfim, aqueles produtos que mais consumimos em nosso dia a dia. 


Vejam algumas imagens feitas por nossa produção

Foto: Badiinho
Foto: Badiinho
Foto: Badiinho
Foto: Badiinho
Foto: Badiinho
Foto: Badiinho
Foto: Badiinho
Foto: Badiinho
Foto: Badiinho
Foto: Badiinho
Foto: Badiinho
Foto: Badiinho
Foto: Badiinho

Em breve o Blog do Badiinho disponibilizará novas imagens da 142ª Festa em Louvor a Nossa do Rosário.


Escrito por: Badiinho