10 de fevereiro de 2020

EM GOIÁS, MULTA POR ATRASO NO PAGAMENTO DO IPVA É REDUZIDA EM 50%

Foto: Reprodução

A multa pelo atraso no pagamento do imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA) em Goiás foi reduzida em 2020, de 100 para 50% por cento no valor do imposto, porém, ela passou a ser aplicada a partir do dia seguinte ao do vencimento, isso porque, a autuação dos inadimplentes não está mais sendo feita pela Secretaria da Economia do Estado de Goiás.

O gerente do IPVA no Estado, Jorge Areias, acredita que com as mudanças, haverá redução da quantidade de devedores.

“Desejamos uma adimplência e um cuidado maior dos contribuintes na atenção ao calendário. Porque inclusive, essa redução, ela retroage, todos os autos feitos de IPVA ainda não pagos, poderão ser pagos com valor menor. A inadimplência do IPVA em quantidade de veículos, ela é alta, mas em valor de IPVA, a maior frota de veículos inadimplentes são os veículos menor valor, e percentualmente o que era autuado, era 8 a 10% do IPVA, o restante era pago espontaneamente”, explicou Areias.

Na multa pelo atraso no IPVA, já existe Lei que concede descontos, de 60% para quem pagar até 30 dias após do vencimento, 40% para pagamentos entre 31 e 60 dias, e de 30% para quitação a partir de 61 dias até a inscrição na dívida ativa. Mesmo na dívida ativa, o contribuinte tem descontos de 25% na multa se pagar em 90 dias.

 

Escrito por: Redação/Rafael Mesquita -Rádio Brasil Central – RBC FM 90,1