26 de julho de 2024
Em Catalão seis mortes por dengue já foram confirmadas e menos da metade dos vacinados retornaram para a segunda dose
Em entrevista concedida ao jornalista Badiinho, a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NVE) de Catalão, Ariana Martins, forneceu dados atualizados sobre a situação da dengue no município. Até a última quinta-feira, 25 de julho, Catalão havia registrado um total de 5.772 casos de dengue. Além disso, foram notificados 6 casos de Chikungunya e 2 casos de Zika Vírus.
Ariana Martins também confirmou o falecimento de um total de seis pessoas devido à dengue, incluindo uma mulher de 83 anos, quatro homens com idades de 50, 53, 57 e 65 anos, e um bebê de apenas 6 meses. Outros dois óbitos estão em investigação, e oito foram descartados como relacionados à doença.
No que diz respeito à vacinação, foram aplicadas 3.980 doses no município. Desses, 3.359 receberam a primeira dose, mas apenas 612 retornaram para receber a segunda dose do imunizante.
Durante a entrevista, Ariana Martins destacou a importância da vacinação, especialmente neste período de férias, quando muitas mães têm a oportunidade de atualizar a caderneta de vacinação dos filhos. Ela ressaltou que os postos de saúde estão com doses da vacina contra a dengue disponíveis e fez um apelo para que as pessoas que ainda não completaram o esquema vacinal compareçam às salas de vacinação para receber a segunda dose.
A coordenadora enfatizou a importância de todos se vacinarem e completarem o ciclo de imunização para ajudar a combater a propagação da dengue na cidade.
Ouça a entrevista com Arina Martins, coordenador do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NVE) de Catalão:
Escrito e publicado por: Badiinho Moisés