16 de abril de 2020

EM CATALÃO, MAIS TRÊS SUSPEITAS FORAM DESCARTADAS E MULHER DE 26 ANOS TESTA POSITIVO PARA COVID-19 EM TESTE RÁPIDO; CONTRAPOVA VIRÁ DO LACEN

Imagem do teste rápido. Foto: TV Anhanguera/Reprodução

No final da tarde desta quinta-feira (16), por meio de nota técnica de atualização de dados, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Catalão, foi informado a confirmação de mais um caso positivo após realização de teste rápido.

Ontem, quarta-feira (15), publicamos matéria informando o caso de três pessoas que deram positivo nos testes rápidos, as quais, faziam parte daquelas 13 pessoas consideradas suspeitas clínicas, sendo um homem de 55 anos de idade, e outras duas mulheres com 46 e 31 anos de idade.

O Secretário Municipal de Saúde (SMS), Velomar Rios, explicou ao Badiinho, que os testes rápidos não poderão ser tratados como casos positivos, até que a Secretária Estadual de Saúde reconheça os testes, e defina parâmetros para as classificações de casos positivos.

Velomar disse também ao blogueiro Badiinho, que todos os casos de pessoas que passarem pelos testes rápidos e que forem confirmados, serão adotados os protocolos do Ministério da Saúde, como monitoramento do núcleo epidemiológico, incluído quarentena e monitoramento do paciente e de pessoas que tiverem contato com os testados positivos.

Na mesma nota divulgada na tarde de hoje, a SMS informou também que foram descartados mais três casos de suspeita de Coronavírus na cidade. Se trata de três mulheres, uma de 20 anos, outra de 55 anos e outra de 56 anos de idade.


LEIA A NOTA COMPLETA ABAIXO:

Foto: Divulgação-Reprodução

ATUALIZAÇÃO| A Secretaria Municipal de Saúde informa à população que hoje (16), foram descartados mais três casos de suspeita de Coronavírus na cidade. Se trata de três mulheres, uma de 20 anos, outra de 55 anos e outra de 56 anos de idade. Destacando que, as mesmas não foram registradas como casos suspeitos, visto que, ao fazerem a consulta na UPA, de imediato realizaram o teste rápido, que testou negativo para ambas.

Entretanto, uma mulher de 26 anos, testou positivo para a COVID-19, após realizar o teste rápido.

Dessa forma, essa paciente irá cumprir protocolo preconizado pela Organização Mundial de Saúde: quarentena, isolamento social e monitoramento por parte do grupo de vigilância epidemiológico. Tanto o paciente quanto as pessoas contactadas pela mesma, serão monitoradas.

Assim, de acordo com a atualização, 45 (quarenta e cinco) casos já foram descartados e hoje temos 04 (quatro) casos suspeitos, entretanto, ambos testados positivos através do teste rápido e 01 (um) confirmado, porém curado, em Catalão.

Lembrando que, só serão divulgados casos de suspeita de Coronavírus, quando a Secretaria Municipal de Saúde for notificada oficialmente pela unidade ao qual recebeu o paciente.

SECOM – Prefeitura de Catalão