21 de junho de 2023

EDUCAÇÃO EM CATALÃO: PROJETO DE LEI DE JAMIL CALIFE VAI TRANSFORMAR ESCOLA PROFESSORA ZUZU EM COLÉGIO MILITAR COM NOME DE IRIS REZENDE

Escola Estadual Professora Zuzu será agora, Colégio Militar Iris Rezende Machado. Foto: Badiinho Moisés

A pedido do prefeito de Catalão, Adib Elias, o deputado estadual Jamil Calife, do Partido Progressista (PP), apresentou no início deste mês, um Projeto de Lei na Assembleia Legislativa de Goiás para alterar a Escola Estadual Dona Zuzu e transformá-la em um Colégio Militar. O colégio receberá o nome do ex-governador de Goiás, Iris Rezende Machado, que faleceu em novembro de 2021 devido a um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Apresentado no dia 7 de junho, o projeto tem com o objetivo transformar a Escola Estadual Professora Zuzu em um Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás – Unidade Íris Rezende Machado (CEPMG – IRM), localizado no município de Catalão, no susdeste goiano. Sobre a fase deste projeto, ele já foi distribuído ao relator, deputado Coronel Adailton no dia 20 de junho, e encontra-se nas comissões para ser apreciado e colocado na pauta de votação do plenário.

Deputado Jamil Calife exibe Projeto de Lei que pede a transformação da Escola Estadual Professora Zuzu em Colégio Militar Iris Rezende Machado. Foto: Divulgação/Assessoria dep. Jamil

No que diz respeito à nomeação da unidade escolar, trata-se de uma justa homenagem a um dos maiores gestores públicos do Estado de Goiás, que teve uma vida em movimento, e de líder estudantil, se tornou vereador e chegou ao cargo mais alto de Estado, o de Governador de Goiás. Iris Rezende Machado faleceu em 9 de novembro de 2021.

Leia também:

-GOIÁS PERDE AOS 87 ANOS DE IDADE, IRIS REZENDE MACHADO, A MAIS IMPORTANTE E RESPEITADA FIGURA POLÍTICA DE GOIÁS

Com relação a conversão para uma escola militar, é que os Colégios Estaduais da Polícia Militar são exemplos de ensino público de qualidade, devido em ética, disciplina, cidadania, civismo, respeito e no resgate dos verdadeiros valores familiares. Eles oferecem condições ideais para os membros do corpo docente e os servidores da Secretaria Estadual de Educação, que são responsáveis ​​pela parte pedagógica, atendidos com o apoio de policiais e bombeiros militares convocados da reserva remunerada, que trabalham nas escolas devidamente fardados.

Considerando os bons resultados alcançados por essas escolas, incluindo o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de Goiás e um destaque de aprovação no ENEM, é justo que outras unidades de ensino do estado sejam transformadas em Colégios Estaduais da Polícia Militar de Goiás.

Goiás é atualmente o líder nacional, com 60 escolas estaduais sob administração da Polícia Militar. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), todos os estabelecimentos de ensino do país devem ter sua própria proposta pedagógica, que reflita os objetivos e a orientação da ação educacional. Entre outras características, a proposta pedagógica dos Colégios Militares prioriza princípios e práticas de um ensino moderno e atual, são as principais justificativas para transformação da unidade escolar em um Colégio Militar.

Leia também:

-ESCOLAS DE CATALÃO PASSAM POR REFORMAS E ÁREA DA EDUCAÇÃO RECEBE MAIS DE R$ 34 MILHÕES DE REAIS


Dados repassados pela Secretaria de Comunicação do Governo de Goiás, revelam que estão sendo investidos R$ 4.614 milhões na reforma e ampliação da Escola Estadual Professora Zuzu, sendo feita a construção de um auditório, biblioteca, laboratórios e uma quadra esportes coberta.

Reforma e ampliação da antiga Escola Estadual Professora Zuzu, agora Colégio Militar Iris Rezende Machado, somam mais de 4, 6 milhoes. Foto: Badiinho Moisés