InícioBR-050Será que saí mesmo? Ecovias Minas Goiás promete conclusão...
- Anúncio -

Será que saí mesmo? Ecovias Minas Goiás promete conclusão da duplicação da BR-050 em Catalão até setembro

A duplicação da BR-050, no perímetro urbano de Catalão, chegou à fase final, mas será? A Ecovias Minas Goiás afirma que já executou 85% da obra e garante a entrega até setembro deste ano. A informação foi confirmada durante uma reunião entre o prefeito Velomar Rios, o deputado federal José Nelto, representantes da concessionária e a imprensa.

Apesar do avanço, a população catalana segue cobrando melhorias na sinalização, mais segurança no trânsito e uma comunicação mais eficiente sobre o andamento dos serviços.

Prefeito cobra soluções imediatas

Prefeito de Catalão, Velomar Rios (MDB). Foto: Badiinho Moisés

O prefeito Velomar Rios reconheceu o andamento da obra, mas reforçou a insatisfação dos moradores. “A população cansou e perdeu a paciência dessa travessia difícil e perigosa. Queremos uma obra que traga segurança, além de conforto”, destacou.

Ele também reforçou que a Prefeitura segue como parceira da Ecovias, pronta para colaborar, mesmo sem autonomia legal para atuar dentro da faixa de domínio da rodovia.

Deputado aciona governo federal e cobra ANTT

Deputado federal José Nelton (União Brasil). Foto: Badiinho Moisés

O deputado federal José Nelto afirmou que levou os problemas diretamente ao ministro dos Transportes, Renan Filho. Além disso, pediu uma auditoria técnica da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) no trevo de acesso ao DIMIC, onde ocorreram vários acidentes, principalmente tombamentos de carretas.

“O que aconteceu em Araguari não vai se repetir em Catalão. A população exige segurança, sinalização adequada, iluminação e respeito aos prazos”, reforçou Zé Nelto.

Ecovias garante entrega, mas reconhece dificuldades

O diretor-superintendente da Ecovias, Matheus Fernandes, confirmou que a obra começou em setembro de 2023, com prazo contratual de 24 meses. “Estamos na reta final, com 85% concluídos. Tivemos desafios com o excesso de chuvas, que exigiram intervenções extras, como drenagem e rebaixamento do lençol freático, principalmente na região do posto JK”, explicou.

Matheus reconheceu que os tombamentos de carretas no trevo do DIMIC estão relacionados à utilização provisória de alças como pista principal, além da velocidade dos motoristas. “Refizemos a sinalização e estamos atentos. A partir da entrega da obra, os problemas devem ser solucionados”, garantiu.

Leia também:

– Obras da BR-050 em Catalão atrasam e afetam população e comércio local

Engenharia explica os pontos críticos

O gerente de engenharia da Ecovias, Guilherme Gonçalves, explicou que o tráfego improvisado em alguns trechos gera confusão, principalmente à noite, para motoristas que não conhecem a cidade. Ele reforçou que o projeto atende todas as exigências técnicas e os parâmetros da ANTT.

“Nós entendemos as dificuldades, mas estamos focados em acelerar as entregas e minimizar os impactos até a conclusão da obra”, afirmou.

Sinalização, travessias e comunicação seguem como principais cobranças

A população continua reclamando da falta de sinalização eficiente, especialmente durante a noite. Motoristas relatam dificuldade para entender onde há pista simples, pista dupla ou desvios. Moradores dos bairros como Pontal Norte e Castelo Branco também pedem travessias provisórias para pedestres.

A Ecovias anunciou que vai instalar uma passarela definitiva em frente ao Pontal Norte, com entrega prevista junto com a conclusão da obra. No entanto, a empresa se comprometeu a estudar medidas emergenciais para garantir a segurança dos pedestres enquanto a passarela não fica pronta.

Atendendo às críticas da imprensa, a concessionária também prometeu melhorar a comunicação. A partir de agora, divulgará boletins semanais sobre o andamento da obra, além de avisos sobre interdições e mudanças no trânsito.

Impacto ambiental também preocupa

Outro problema levantado durante a reunião foi o assoreamento de nascentes e da represa da Bica, causado pelo volume de água vindo das obras. A Ecovias garantiu que realiza intervenções de drenagem e contenção, acompanhadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Empresa terá multa se não cumprir o prazo

Velomar Rios, Zé Nelto e representantes da Ecovias reforçaram que o contrato prevê multas caso a obra atrase. “Se não entregar até setembro, a empresa será penalizada. E não tenho dúvida de que eles querem evitar isso”, finalizou o prefeito.

Badiinho Moisés
Badiinho Moisés
Blogueiro há 15 anos, proprietário da empresa Badiinho Publicidades, e também repórter de rádio e televisão na emissora Cultura FM 101,1, em Catalão-GO.

- Anúncio -

Inscreva-se para Ficar por Dentro das Novidades!

spot_img

- Anúncio -

spot_img

- Anúncio -

spot_img

- Anúncio -

spot_img

- Anúncio -

spot_img

- Anúncio -

spot_img

- Anúncio -