As obras de duplicação da BR-050 no perímetro urbano de Catalão seguem em ritmo lento e continuam prejudicando comerciantes da região. Nesta semana, o Blog do Badiinho esteve novamente no local e confirmou a redução de trabalhadores e máquinas. A previsão de entrega era agosto deste ano, mas a conclusão parece distante.
Os trabalhos começaram em agosto de 2023 com forte repercussão. O lançamento contou com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho. No entanto, mesmo em pleno período de estiagem, as frentes de serviço recuaram, ao contrário do ritmo registrado durante o período chuvoso no ano passado.
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Projetos mal executados geram atraso
Informações repassadas ao blog revelam que partes da pista foram projetadas com largura fora do padrão. O erro exige correções. A construtora Vilasa, no entanto, teria se recusado a executar as mudanças sem aditivos contratuais. Como resultado, a concessionária pode contratar outra empresa para realizar os ajustes.
A Vilasa afirmou, em nota, que alterações em obras de grande porte são comuns. A empresa destacou que negocia os reequilíbrios de forma transparente com o contratante. Além disso, afirmou manter diálogo com os sindicatos para garantir os direitos dos trabalhadores e a continuidade das atividades.
Ecovias avança com recuperação da rodovia
Enquanto isso, a Ecovias Minas Goiás — antiga Eco050 — iniciou um novo ciclo de restauração do pavimento da BR-050. O investimento total será de R$ 370 milhões para recuperar os 436,6 quilômetros da rodovia com tecnologias sustentáveis e de alta qualidade.
As primeiras intervenções, realizadas em Cristalina (GO), já foram finalizadas. Nesta semana, as equipes trabalham entre Uberaba e Delta (MG), onde restauram 28 quilômetros no sentido sul. Ainda em 2025, a concessionária deve recuperar mais 40 quilômetros entre Pires Belo e Catalão.