17 de maio de 2014

Dia Municipal de Combate a Homofobia é realizado em Catalão

Escrito por: Badiinho Filho

Homofobia 1
“Dia Municipal de Combate a Homofobia aconteceu na manhã deste sábado (17), na Praça Getúlio Vargas, no Centro de Catalão”

Aconteceu na manhã deste último sábado (17), na Praça Getúlio Vargas, no Centro de Catalão, um dia dedicado ao combate contra a homofobia. O organizador do evento, Wéder César Cândido do Movimento por Cidadania e Direitos Humanos LGBT de Catalão/GO e Região (MCDHCAT), disse em entrevista ao Blog do Badiinho, que o projeto é uma comemoração ao dia contra a homofobia, que é realizado pelo mundo inteiro.

O Dia Internacional contra a Homofobia é festejado em 17 de maio. A data foi escolhida lembrando da exclusão da Homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID) da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 17 de maio de 1990, oficialmente declarada em 1992.

TV Badiinho: Entrevista com Wéder César Cândido 

Em Catalão, o vereador Pedro Henrique de Macedo (PSD), conhecido com Pedrinho H, garantiu através de um Projeto de Lei, o Dia Municipal do Combate a Homofobia. “Nosso trabalho é promover todo ano, ações voltadas contra a homofobia, Lesbofobia e Transfobia dentro de Catalão.” Disse Wédere Cândido em entrevista para a TV Badiinho.

O Dia Municipal de Combate a Homofobia, teve como protagonista, o caso do professor Geovane Souza Costa, de 47 anos de idade, o qual era homossexual, segundo o organizador do evento, Wéder Cândido, e ele acredita que Geovane foi mais uma vítima de homofobia. Acompanhado de alguns assessores, o vereador Pedrinho H (PSD) prestigiou o evento.

Durante todo o evento, panfletos educativos, folders com dizeres contra a homofobia e preservativos foram distribuídos.