9 de fevereiro de 2024

Desabamento e princípio de incêndio na mineradora CMOC em Catalão levantam questionamentos sobre a segurança dos trabalhadores

Esteira que alimenta produção de fosfato na mineradora CMOC, me Catalão, desabou na manhã da última quinta-feira (08/02). Foto: Redesb Sociais

Ontem, quinta-feira, 8 de fevereiro, fotos e vídeos do desabamento da correia alimentadora na produção de fosfatos da mineradora CMOC viralizaram nas redes sociais. Apesar dos danos, nenhum colaborador ficou ferido. Localizada no Chapadão da CMOC, a linha de produção de fosfato está parada devido à interrupção do equipamento responsável por alimentar a linha de produção.

A pergunta que surge é: o que teria causado a queda do equipamento, que poderia ter sido resultado em uma grande tragédia?

O Badiinho consultou o Sindicato Metabase de Catalão, que informou que uma equipe foi enviada ao local assim que notificada. A primeira fase das investigações já começou, e estima-se que a segunda fase seja concluída até quarta-feira da próxima semana, 14 de fevereiro. Isso possibilitará a elaboração de um relatório completo para que o sindicato possa se manifestar.

Menos de 24 horas após o desabamento da correia de alimentação da linha de produção de fosfato no Chapadão da CMOC, um princípio de incêndio foi registrado na produção de nióbio. Felizmente, apenas danos materiais foram registrados, sem ferimentos aos trabalhadores.

Em ambos os casos, o Sindicato Metabase está investigando os incidentes e mantendo atenção às questões relacionadas à segurança dos trabalhadores dessas empresas.


Observação: foi solicitado nota ao setor de assessoria de comunicação da empresa citada, porém, não foi enviada até a publicação da matéria.


Escrito e publicado por: Badiinho Moisés