8 de agosto de 2023

DECISÃO DO STJD: CRAC DE CATALÃO SOFRE PENALIDADES POR ESCALAÇÃO IRREGULAR DE JOGADOR

Foto: Badiinho Moisés/Blog do Badiinho

Na última segunda-feira, 7 de agosto, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) emitiu sua decisão em relação ao caso do Clube Recreativo e Atlético Catalano (CRAC de Catalão/Goiás), equipe goiana participante da Série D do futebol brasileiro. O time foi penalizado com uma perda total de 15 pontos durante a primeira fase da competição e também foi multado em R$ 5 mil reais devido à utilização de um jogador em situação irregular. 

O Dr. Glauber Navega, responsável por relatar o processo, classificou a situação como uma violação do artigo 58. Isso aconteceu devido ao fato de um dos atletas registrados pelo clube ter sido escalado em três partidas oficiais organizadas pela Confederação Brasileira de Fubebol (CBF) na competição, apesar de não estar habilitado para tal.

A punição originalmente prevista era a perda de 12 pontos, mas foi aumentado em três pontos adicionais por conta da vitória conquistada contra o Inter de Limeira. Entretanto, esses pontos não foram considerados no cálculo final. Apesar de ter mantido um bom desempenho durante a primeira etapa da fase inicial do torneio, a equipe de Catalão acabou sendo eliminada dentro de campo, antes que quaisquer medidas pudessem ser tomadas.

Leia também:

-COMPLICOU: SUPOSTA IRREGULARIDADE DE JOGADOR DO CRAC PODERÁ MUDAR TODA CLASSIFICAÇÃO DO GRUPO A7 DO BRASILEIRÃO SÉRIE D


ENTENDENDO O CASO

Lucas Barboza, do Crac-GO. Foto: Reprodução

O jogador Lucas Barboza Rodrigues estava sendo acusado por ter atuado em três clubes distintos durante competições nacionais coordenadas pela CBF.

De acordo com o artigo 58 do Regulamento Geral de Competições, “um jogador que já jogou por dois clubes ao longo da temporada, em qualquer uma das competições nacionais supervisionadas pela CBF e que faz parte do calendário anual, não está autorizado a jogar por um terceiro clube, mesmo que esteja devidamente registrado.

 

Publicado por: Badiinho Moisés