22 de junho de 2013

Data para realização da EXPOSUDESTE foi solicitada pela UNICON

Prevista a ser realizada neste ano de 2013, mais exatamente no mês de julho, a tradicional Feira Exposudeste foi adiada para data a ser estabelecida pelos organizadores.

A decisão foi tomada em comum acordo, depois de solicitado pelo presidente da UNICON (União das Confecções do Sudeste Goiano), Márcio Donizete da Silva, a diretoria da Associação Comercial Industrial e Serviços e Câmara dos Dirigentes Lojistas (ACIC/CDL).

A UNICON (União das Confecções do Sudeste Goiano), hoje é composta apenas de 04 associados. O presidente disse que foi sugerido à Secretária de Indústria e Comércio, através do secretário Geraldo Rocha, que seja feito um novo levantamento sobre a realidade das confecções existentes em Catalão. “Houve uma dispersão geral, muitas confecções fecharam e a realidade é outra de anos anteriores, foi cogitado para fazermos a Exposudeste, porém demandava mais tempo e uma pesquisa geral sobre a situação atual das confecções, pois a pesquisa anterior não serve para a realidade de hoje.”, explicou Márcio.

Segundo Márcio, a decisão foi de comum acordo. “Foi conversado recentemente com o Geraldo Rocha e com o Chahadeh Damach, presidente da ACIC/CDL para podermos realizar a Exposudeste numa data posterior, e de comum acordo com todos os confeccionistas.”  

Márcio ainda esclareceu que não é apenas fazer a feira, que é necessário contatar compradores para vir a Catalão, e que as confecções precisam ter capacidade de produção.  “A UNICON pediu um tempo para realizarmos a nova Exposudeste. Foi conversado com o presidente Chahadeh Damach, ele é parceiro, os diretores queriam fazer a Exposudeste, daí eu expus para eles que não era hora; para darmos um tempo para organizarmos melhor, é muito dinheiro que se gasta. Houve uma compreensão geral das partes.”

 Presidente da UNICON (União das Confecções do Sudeste Goiano), Márcio Donizete da Silva

Presidente da UNICON (União das Confecções do Sudeste Goiano), Márcio Donizete da Silva

Fortalecimento da UNICON

A SECTEC (Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado de Goiás) irá promover em Catalão, gratuitamente, ainda neste ano de 2013 um curso de confecção.

O pedido foi da UNICON ao secretário da SECTEC, Mauro Fayad. Está previsto a implantação de um laboratório de ensino na área de confecção. Serão 26 máquinas de costura, ar condicionado e materiais; como luvas, tesouras, tecidos e fitas métricas. O curso será realizado no Israel Macedo, e ainda serão divulgadas nos veículos de comunicação as datas das matrículas para os interessados. 

“Hoje a mão-de-obra é cara e deficitária, são senhoras que fazem um complemento do orçamento familiar, precisamos formar pessoas para as confecções, houve uma descrença geral no setor, e muita gente parou ou diminuiu suas fábricas. Temos que fortalecer as confecções, criar um novo ânimo. Houve falta de apoio do poder público, daqui pra frente esperamos que esse apoio volte a ocorrer.”, deseja o presidente da UNICON.

Parcerias

O presidente da ACIC/CDL, Chahadeh Damach e diretores observaram ser válida a solicitação da UNICON. “Estamos abertos e aceitamos o pedido do Márcio. Quando eles se organizarem melhor vamos estar à disposição para fazermos a feira, porque queremos contribuir com as confecções e demais seguimentos sempre.”

Chahadeh Damach - Presidente da ACIC-CDLChahadeh Damach – Presidente da ACIC-CDL

Chahadeh comentou que alguns patrocinadores já haviam sido contatados, mas que o adiamento da Exposudeste não atrapalha as parcerias, entre elas com a Prefeitura de Catalão. “A Prefeitura de Catalão, na pessoa do prefeito Jardel Sebba, nos ofereceu uma ajuda financeira de R$ 100 mil, inclusive foi votado na câmara de vereadores. Achamos válido devolvemos o dinheiro para o cofre municipal, e o prefeito reafirmou que no momento que fizermos a Exposudeste a prefeitura será parceira.”, afirmou.

 

Luciana Machado

Assessoria de Comunicação ACIC/CDL