Com recursos de R$ 69,8 milhões, o Governo de Goiás entregou, nesta quarta-feira (4/2), 246 vans do Goiás Social às prefeituras. A iniciativa garante estrutura para que as secretarias municipais de Assistência Social ampliem o alcance do trabalho nos territórios.
Durante a solenidade, o governador em exercício Daniel Vilela destacou que os veículos levam assistência à população que mais precisa. Além disso, contribuem para o desenvolvimento social do Estado como um todo.
Assistência como política de prevenção
“O investimento em assistência social diminui o impacto em áreas em que hoje nós temos um custo altíssimo, como a segurança pública, a saúde e a educação. Ou seja, isso minimiza as dificuldades enfrentadas pelo Estado nessas áreas. Goiás pode se orgulhar de ser o Estado com a melhor segurança pública e com a melhor educação, além de ter a maior e mais bem assistida rede de proteção social”, afirmou Daniel.
Na avaliação do governador em exercício, as políticas de proteção social funcionam como prevenção. Ao garantir acesso à renda, à alimentação e ao atendimento básico, o Estado reduz situações que geram demandas mais onerosas. Entre elas, estão o agravamento de doenças, a evasão escolar e o aumento de ocorrências policiais.
Por isso, ele defendeu o reforço da rede do Goiás Social, com mais estrutura e mobilidade para as equipes municipais.
Estrutura e logística para chegar à ponta

De acordo com a coordenadora do Goiás Social e primeira-dama Gracinha Caiado, os veículos vão garantir melhor estrutura logística aos municípios. Com isso, será possível ampliar a atuação dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas).
“Hoje é um dia especial para a política de assistência social do Estado de Goiás. Essa entrega mostra respeito, compromisso e, acima de qualquer coisa, o entendimento de que assistência social se faz com estrutura e investimento. Isso é logística, é presença do Estado, é política pública chegando na ponta”, destacou.
Atendimento em comunidades e apoio ao socioeducativo
A frota também poderá atender demandas logísticas do sistema socioassistencial. Entre elas, está o transporte de familiares em visitas a jovens do sistema socioeducativo. Além disso, os veículos darão suporte a ações em bairros, distritos e comunidades mais distantes.
Em agosto de 2025, o Governo de Goiás já havia repassado R$ 100 milhões diretamente às prefeituras. Os recursos foram destinados à reforma, equipagem ou construção de unidades do Cras e do Creas.
Parceria entre Estado e municípios
Ao falar da parceria com as prefeituras, Daniel Vilela reforçou a importância da união entre Estado e municípios. Segundo ele, essa integração é fundamental para atender a população goiana.
“Tenho uma grande satisfação de fazer parte de um grupo político que estabeleceu como princípio desse governo a parceria com os municípios. Temos sido parceiros dos municípios goianos e reafirmo o meu compromisso de continuidade”, afirmou.
Ainda durante a solenidade, o secretário de Desenvolvimento Social, Wellington Matos, destacou que a entrega consolida o social como prioridade. “São 246 vans que vão garantir o transporte adequado e fortalecer a assistência social como um todo”, disse.
Já o presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM) e prefeito de Hidrolândia, José Délio Júnior, avaliou a ação como um marco histórico. “Este 4 de fevereiro será um marco para Goiás na assistência social. Cras e Creas reformados, carros e vans para os municípios. Nunca houve isso antes”, declarou.




