Ícone do site Badiinho

Daniel Vilela dá largada ao maior projeto de transmissão de energia da história do Brasil

Daniel Vilela destaca posição estratégica da cidade de Silvânia durante lançamento de obra histórica do setor elétrico nacional - Foto: André Costa

O governador em exercício de Goiás, Daniel Vilela, participou nesta segunda-feira (30) do lançamento da pedra fundamental do Projeto de Ultra-Alta Tensão no Nordeste do Brasil, em Silvânia. Avaliado em R$ 18 bilhões, o projeto é considerado a maior concessão de transmissão de energia da história do país.

A nova subestação a ser instalada no município goiano terá papel estratégico no sistema nacional. Segundo Vilela, “é crucial para garantir a segurança e estabilidade da rede elétrica brasileira”.

Silvânia como polo estratégico

Dessa forma, o projeto implantará uma linha de transmissão de 1.468 km ligando Silvânia (GO) a Graça Aranha (MA), passando ainda por Tocantins. Assim, a obra será executada pela State Grid Brazil Holding (SGBH), subsidiária da estatal chinesa State Grid Corporation of China (SGCC).

Além disso, a localização de Silvânia, que permite conexão com outras linhas e subestações, foi decisiva para a escolha. Vilela destacou o impacto positivo para a economia local e regional:

“Com mais energia, poderemos impulsionar ainda mais o crescimento industrial e produtivo de Goiás.”

Cooperação Brasil–China e geração de empregos

Ademais, a obra também fortalece os laços entre Brasil e China. O diretor-geral da State Grid International Development Limited, Yu Lei, afirmou que a empresa priorizará a contratação de mão de obra local e a compra de materiais nacionais.

“Vamos garantir que o avanço da obra caminhe junto com a melhoria da qualidade de vida da população”, afirmou.

O vice-presidente Geraldo Alckmin também participou do evento. Dessa forma, ele destacou que o projeto deve gerar mais de 20 mil empregos diretos e indiretos no pico das obras.

“A iniciativa vai integrar nosso sistema elétrico e estimular a produção de energia limpa no Brasil”, pontuou.

Impacto nacional e energia renovável

Assim, a infraestrutura dará suporte à transmissão de energia gerada por usinas eólicas, solares e hidrelétricas no Nordeste. A linha principal, em corrente contínua de 800 kV, interligará a Subestação Trindade à nova Subestação Silvânia.

Especialistas apontam que esse é o maior projeto de infraestrutura energética do país nas últimas décadas. Com previsão de conclusão até 2029, o sistema deve atender aproximadamente 12 milhões de pessoas, incluindo municípios da região metropolitana de Brasília.

Desenvolvimento local e legado

Assim, o prefeito de Silvânia, Carlos Mayer, celebrou o investimento como um marco histórico para o município:

“Esse anúncio ficará gravado nas páginas do desenvolvimento da nossa cidade.”

Portanto, com prazo de concessão de 30 anos, a linha de transmissão não apenas fortalece a infraestrutura energética do Brasil, mas também promove integração regional, desenvolvimento sustentável e cooperação internacional de longo prazo.

 

Com informações da Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Sair da versão mobile