23 de maio de 2024

Contador Marcelo Cordeiro chama atenção dos MEIs para última chamada para a Declaração Anual Simplificada

Contador e vice Presidente de Desenvolvimento Profissional no Conselho Regional de Contabilidade (CRCGO), Marelo Cordeiro, traz dicas essenciais para usar o Pix com segurança. Foto: Arquivo/Blog do Badiinho

O contador Marcelo Cordeiro está alertando os Microempreendedores Individuais (MEIs) de Catalão e região e do Brasil, sobre prazo para a entrega da Declaração Anual Simplificada (DASN-SIMEI) que está chegando ao fim. Vocês têm até a próxima sexta-feira, 31 de maio, para enviar a declaração. Contudo, os MEIs do Rio Grande do Sul ganharam uma prorrogação até 31 de julho, em razão da recente catástrofe que afetou o estado.


Como enviar a declaração?

A Declaração Anual Simplificada pode ser enviada de maneira simples e rápida, utilizando o aplicativo MEI ou acessando diretamente o Portal do Empreendedor. Este é um procedimento obrigatório para todos os MEIs, inclusive para aqueles que encerraram suas atividades, mas que foram microempreendedores em algum momento durante o ano de 2023.


Vantagens de entregar a declaração dentro do prazo

Evitar Multas: Entregar a declaração no prazo evita a multa mínima de R$ 50, que pode aumentar com o atraso.

-Regularidade Fiscal: Manter a regularidade com a Receita Federal é crucial para evitar problemas futuros, como dificuldades em obter financiamentos ou participar de licitações.

-Benefícios Previdenciários: Estar em dia com suas obrigações garante acesso contínuo a benefícios previdenciários, como aposentadoria, auxílio-doença e salário-maternidade.

Facilidade na Renovação de Alvarás: A declaração em dia facilita a renovação de alvarás e outras licenças necessárias para o funcionamento do negócio.

Credibilidade: Manter as obrigações fiscais em dia aumenta a credibilidade do negócio junto a fornecedores, clientes e parceiros comerciais.


Consequências do atraso

Quem perder o prazo pode enfrentar penalidades. A multa mínima é de R$ 50, mas pode aumentar, pois a Receita Federal cobra 2% de juros ao mês sobre o total dos tributos declarados, com um limite de 20%.

Fique atento e evite surpresas desagradáveis

Não deixe para a última hora! Marque na agenda e garanta que sua situação fique em dia. Lembrando que estou disponível para ajudar com qualquer dúvida que você possa ter.

Conte com o contador Marcelo Cordeiro e toda equipe Complemento Contabilidade

Foto: Divulgação/Complemento Contabilidade


Para te ajuda nesta questão e em outras, em Catalão você pode contar com o contador Marcelo Cordeiro, da Complemento Contabilidade, que está uma competente equipe disponível para auxiliar em todo o processo, esclarecendo dúvidas e oferecendo suporte especializado. Entre em contato pelo telefone: 3443-1633, ou se preferir, dirigira-se ao escritório localizado na Rua Vereador Kavefes Abraão, 85 – Centro, Catalão – GO.

Escrito e publicado por: Badiinho Moisés