InícioPrefeitura de Catalão“Não existe idade para recomeçar”: Conferência em Catalão valoriza...
- Anúncio -

“Não existe idade para recomeçar”: Conferência em Catalão valoriza protagonismo da pessoa idosa

A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria de Promoção e Ação Social, promoveu nesta quarta-feira (11) a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento reuniu representantes do poder público, entidades sociais, profissionais da área e, principalmente, pessoas idosas da comunidade, que participaram ativamente das discussões e propostas.

Um compromisso com todas as gerações

A realização da conferência parte de um dado fundamental: Catalão é hoje a terceira cidade goiana com maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Dessa forma, para manter esse patamar de desenvolvimento, é necessário ir além da infraestrutura ou da economia. Isso significa garantir qualidade de vida para todas as gerações, em especial para quem já construiu grande parte da história da cidade.

- Anúncio -

Expectativa de vida e novos desafios

Segundo dados recentes do IBGE, a expectativa de vida no Brasil é de 76,4 anos. Esse índice voltou a crescer após os impactos da pandemia da covid-19. Diante dessa realidade, é fundamental que os municípios estejam preparados para assegurar os direitos das pessoas idosas, promover acesso a serviços e criar espaços de escuta ativa — como o que foi proporcionado pela conferência.

Escuta ativa e protagonismo

Durante a abertura, Biany Lourenço, presidente estadual do Conselho de Direitos da Pessoa Idosa, destacou a importância da escuta e da participação social:

- Advertisement -

“Estamos aqui para realizar uma escuta ativa, para melhorar a qualidade de vida da pessoa idosa. Por isso, é tão importante que pessoas idosas estejam presentes, para discutir, trazer pautas e conhecer seus direitos — e também representantes de entidades ligadas à causa. Tratar de temas como esse é pensar em cuidar do futuro. Um dia, todos nós iremos envelhecer.”

Um palco para recomeçar

Um dos momentos mais simbólicos da conferência foi a apresentação do tecladista Antônio Lourival, de 60 anos. Aluno da Fundação Cultural Maria das Dores Campos, ele fez sua primeira apresentação pública durante o evento — um exemplo claro de que o envelhecimento não limita, mas reinventa trajetórias.

Um passo em direção ao futuro

Portanto, a realização da conferência marca um importante avanço nas políticas públicas de inclusão e valorização da pessoa idosa em Catalão. Com respeito, escuta e reconhecimento da história de cada cidadão, o município segue construindo um futuro mais digno e humano para todos.

Maria Eduarda Furtado
Maria Eduarda Furtado
Graduanda em Letras Português/Inglês pela UFCAT, editora e redatora da empresa Badiinho Publicidades e produtora de jornalismo da emissora de rádio Cultura 101.1 FM, em Catalão (GO).

- Anúncio -

Inscreva-se para Ficar por Dentro das Novidades!

spot_img

- Anúncio -

spot_img

- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

spot_img

- Anúncio -