17 de fevereiro de 2021

COMITÊ DE PREVENÇÃO A COVID-19 DE CATALÃO DEVE SE REUNIR AINDA HOJE PARA DISCUTIREM NOVAS MEDIDAS; PREFEITO ADIB E VELOMAR ACOMPANHARAM REUNIÃO DO GOVERNO DO ESTADO

Prefeito Adib Elias (POD) e o Secretário de Saúde de Catalã, Velomar Rios, participaram nesta manhã da reunião por videoconferência com o Governador Caiado, Secretário de Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino e demais autoridades do Poder Judiciário e representantes da classe empresarial. Comitê deve se reunir aina hoje para traçar novas medidas de restrição em Catalão. Foto: Arquivo/Blog do Badiinho

De acordo com informações obtidas pelo Badiinho, com o vencimento do atual decreto municipal que acontece amanhã, quinta-feira (18/02), o Comitê de Prevenção, Orientação e Enfrentamento ao Coronavírus – Covid-19 de Catalão, deve se reunir ainda hoje para definir as diretrizes do novo decreto a ser publicado ainda nesta semana, com medidas restritivas a evitar-se a propagação da Covid-19 no município.

De acordo com a diretora de comunicação, Thaís Simões, o prefeito Adib Elias (POD), acompanhado do Secretário de Saúde, Velomar Rios, acompanharam a reunião por videoconferência ministrada pelo Secretário Estadual de Saúde, Ismael Alexandrino, a qual contou com a participação de representantes do Poder Judiciário, Legislativo, e dos setores da indústria e comércios de Goiás.

De acordo com nota técnica da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), as classificações para fechamentos de municípios serão feitas por notas com relatórios enviadas pelas regionais da saúde, sendo determinados três estágios estratégicos de Situação de Alerta (Amarelo), Situação Crítica (Laranja), e situação de Calamidade (Vermelho).

Nos últimos 24 dias, dois decretos foram publicados na cidade de Catalão, o primeiro deles no dia 25 de janeiro que determinava o fechamento de todas as atividades econômicas às 18hrs durante a semana e nos finais de semana às 14hrs, exceto os serviços essenciais como farmácias, borracharias e bombas de postos de combustíveis, o qual prevaleceu por 15 dias.  O mais recente, foi assinado no dia 08 de fevereiro e que segue em vigência até esta quinta-feira (18), permitindo o funcionamento de supermercados e congêneres até às 20hrs, e as demais atividades até às 18hrs no meio da semana, estendendo o funcionamento aos finais de semana até às 15hrs.

Mapa de calor da Covid-19 divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) na reunião por videoconferência desta quarta-feira (17). Foto: Reprodução.

Pelo mapa de calor divulgado na videoconferência, a região da Estrada de Ferro atualmente foi colocada na zona vermelha, ou seja, de calamidade, a qual a cidade de Catalão pertence, por isso, é bem provável que medidas mais restritivas no funcionamento das atividades econômicas de Catalão sejam anunciadas nas próximas horas pelas autoridades de saúde.

CASOS AUMENTARAM ASSUSTADORAMENTE EM CATALÃO EM 2021.

Ao se fazer uma comparação com o último painel da Covid-19 publicado no dia 30 de dezembro de 2020, quando registrava-se 84 mortes e cerca de 3.800 casos confirmados da doença desde o início da pandemia, a preocupação aumenta e muito, pois somente nesses menos de 2 meses de 2021, já foram registrados cerca de 1.700 novos casos (5.562) e cerca de 70 mortes pela doença (total de 149 mortes).

A grande preocupação das autoridades de saúde do município está sendo com a capacidade de ocupação dos leitos de hospitais, devido a velocidade do contágio, e com o agravamento da doença em várias pessoas.

 

Escrito por: Badiinho Filho