13 de fevereiro de 2023

COM VENTOS DE MAIS DE 60 KM/H, CHUVA DESTA MADRUGADA, EM CATALÃO, FOI DE QUASE 40MM; VAI CHOVER MAIS OU NÃO? SAIBA NO BLOG DO BADIINHO

Nuvens bastante carregadas sob a cidade de Catalão, em imagem registrada na Rua Antônio da Costa Neves, no bairro Santa Helna 2. Foto: Badiinho Moisés

Não foi só em Anápolis que choveu forte não, em proporção menor, a cidade de Catalão também registrou chuva forte na madrugada desta segunda-feira (13), que de acordo com o climatologista Rafael Ávila, do Laboratório de Climatologia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), o volume de chuva foi de 38,6mm com ventos que chegaram a 61 km/h.

O professor Rafael Ávila alerta que de hoje, segunda-feira (13), até sexta-feira (17), essas chuvas em formatos de tempestades poderão ser registradas, porém serão pontuais e irregulares, explicando ele que pode chover muito em Ouvidor e não chover nada em Catalão, porém, deve-se permanecer em alerta pois a tendência é que chuvas como a da madrugada de hoje ocorram durante a semana.

Ávila também revelou que em Catalão, já choveu 58,2mm, isso até essa segunda-feira, 13 de fevereiro.

Outra informação destacada no comunicado do climatologista Rafael Ávila (leia abaixo), é que desta próxima sexta-feira (17) para sábado (18), o avanço de uma frente fria pelo Brasil, irá influenciar as condições do tempo em Goiás no próximo final de semana, deixando áreas com instabilidade.


Prognóstico semanal da previsão do tempo
: de segunda até sexta-feira teremos a formação de áreas de instabilidade em várias regiões de Goiás, devido ao aumento da nebulosidade combinado com o calor o que favorece as pancadas de chuvas “típicas de Verão”, que podem vir localmente fortes, acompanhadas de rajadas de vento e raios.

Desta próxima sexta (17/02) para sábado (18/02) o avanço de uma frente fria pelo Brasil, que vai influenciar as condições do tempo em Goiás no próximo final de semana com áreas de instabilidade.

A Estação do INMET registrou em fevereiro de 2023 até hoje dia 13/02/2023 58,2 mm em Catalão (GO).

Informações: Professor Rafael de Ávila Rodrigues Laboratório de Climatologia IGEO/UFCAT FONTE: CIMEHGO

 

Publicado por: Badiinho Moisés