5 de março de 2021

COM NOVO MAPA DE CALOR, CATALÃO DEVE PUBLICAR NOVO DECRETO NAS PRÓXIMAS HORAS COM LEI SECA E ATÉ TOQUE DE RECOLHER A PARTIR DAS 20HRS

Com Catalão e cidades da região sudeste em situação de calamidade, novo decreto com medidas mais restritivas deve ser anunciado ainda hoje. Imagem: SES-GO/Reprodução

Com publicação do novo mapa de calor da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) que faz o mapeamento de casos e mortes pela Covid-19, o qual manteve a região da Estrada de Ferro, onde está Catalão e os municípios da nossa região, o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus deve orientar para que seja publicado novo decreto com endorecimento das medidas restritivas.

Informações extraoficiais, são de que um novo decreto já está sendo finalizado, no qual, restringirá o funcionamento das atividades econômicas, com a possibilidade de toque de recolher a noite, e implementação de Lei Seca na cidade durante a vigência deste novo decreto, sob pena de multas altíssimas para os estabelecimentos que infringirem as regras.  

Na última terça-feira (02), o Promotor de Justiça da Saúde em Catalão, Dr. Fernando Gomes Rosa, expediu documento com recomendações as prefeituras de Catalão, Ouvidor, Três Ranchos e Davinópolis, para que as mesmas ampliassem as medias de restrições nas respectivas cidades, seguindo as orientações da nota técnica da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que classificou três estágios, Situação de Calamidade (vermelha), Situação de Risco (Laranja) e Situação de Alerta (Amarelo).

Na sexta-feira da semana passada (26/02), a SES-GO publicou o mapa de calor colocando a maioria dos municípios em situação crítica, o que permitiu a flexibilização de decretos, porém, o Secretário de Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, disse que a situação crítica em que eles foram colocados, se deu por decorrência da abertura de novos leitos, o que teria gerado a falsa melhora, porém os casos continuavam subindo e internações e mortes também, sendo retirado o mapa poucas horas depois de publicado, e afirmando que um novo mapa de orientações para as prefeituras seria criado. No sábado (27), um novo mapa de calor foi publicado, e junto com ele, o mapa de orientações para as prefeituras, sendo orientado pela pasta, que os mantivessem os decretos de restrições por mais uma semana.

Conforme o promotor explicou, a nota técnica publicada no domingo (28), foi a que teria gerado a situação de ser feita as recomendações aos prefeitos nesta semana.

SOBRE O MAPA DE CALOR E DE RECOMENDAÇÕES AOS MUNICÍPIOS

 De acordo com a SES-GO, as recomendações aplicadas em regiões classificadas como situação “crítica” ou de “calamidade” só poderão ser modificadas se a região apresentar melhora da situação por duas semanas consecutivas (14 dias), ou seja:

A região que na semana anterior estava com situação de “calamidade” e nesta semana melhorou para “crítica” ou “alerta”, precisa manter as medidas de “calamidade” por mais uma semana;

A região que na semana anterior estava como situação “crítica” e passou para “alerta” nesta semana, precisa manter as medidas de situação “crítica” por mais uma semana;

A região que piorou a situação deverá imediatamente adotar as medidas restritivas da situação de piora em que se encontra agora, e manter tais medidas por 14 dias.

Em breve maiores informações com novas publicações sobre o assunto!

 

Escrito por: Badiinho Filho