12 de dezembro de 2022

COM BOAS EXPECTATIVAS NAS VENDAS DE FIM DE ANO, COMERCIANTES DE CATALÃO COMEÇAM A ESTENDER HORÁRIO DE FUNCIOMENTO A PARTIR DESTA SEGUNDA-FEIRA (12/12)

Comércio de Catalão começa a trabalhar com horário estendido a partir de hoje e vai até o dia 24 de dezembro. Foto: Drone Super Catalão/Blog do Badiinho

A partir de hoje, segunda-feira, 12 de dezembro, os comerciantes de Catalão vão poder estender seus horários de funcionamento para atender os clientes que buscar fazer suas compras de fim de ano.

De hoje até o dia 24 de dezembro, véspera de Natal, os lojistas de Catalão vão poder trabalhar até às 20h, isso de segundas as sextas-feiras. No sábado agora, 17 de dezembro, o funcionamento vai até às 21 horas e no domingo (18) poderão funcionar até das 12h às 19h.

Na semana que antecede o domingo de Natal, o horário de funcionamento do comércio se estende até às 22h de até sexta-feira (23/12) e no sábado, 24 de dezembro, o funcionamento será até às 18h.

O presidente do Sindcom, Everton Alves, o Pingo, disse ao que o acordo coletivo entre o Sindicato dos Comerciários de Catalão (Sindcom), Sindicato do Comércio Varejista de Catalão (Sindilojas)  e as empresas, foi fechado ainda no mês de setembro.

Pingo explicou que as empresas precisam celebrar esse acordo junto ao Sindcom e Sindilojas, para poderem utilizar nesse mês de dezembro a jornada de trabalho estendida. De acordo com ele que as datas estão todas estabelecidas nesse acordo, destacando ele que as empresas dependem desse acordo para usarem o banco de horas, trabalharem nas datas comemorativas e nos feriados, porém, esse acordo é válido somente para esse ano de 2022, em 2023 esse acordo será novamente renovado.

“Somente as empresas que estão em dia com as entidades, e os trabalhadores que fizerem anuência com o acordo coletivo, que vão poder ter a liberdade de trabalhar com o uso da mão de obra comerciária até no horário estendido, e as empresas que não tem acordo terão que seguir a convenção, a qual restringe o trabalho aos feriados, banco de horas e também o horário estendido”, explica Everton Alves, presidente do Sindicato dos Comerciários de Catalão.

Já o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Catalão (Sindilojas), Geraldo Rocha, falou da importância do horário estendido aos comerciantes, considerando ele uma conquista dos dois sindicatos (Sindcom e Sindilojas) por meio da convenção coletiva, mas destacando ele que para utilizar as datas estendidas só por meio de acordo coletivo.  Para as empresas que ainda não fizeram esse acordo coletivo, Geraldo Rocha aconselha os empresários a procurarem o Sindcom e o Sindilojas para que ele seja feito, e assim evitar que o comerciante seja multado, afirmando que tanto os filiados aos sindicatos quanto os contadores já foram comunicados.

“Torcemos para que esse ano seja de vendas e pedimos para que o pessoal possa estar prestigiando o comércio local, pois além da geração de empregos, os impostos são gerados aqui para a nossa cidade, e é por isso e muito mais que é importante comprar do comércio local”, destacou Geraldo Rocha, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Catalão (Sindilojas).

 

Veja como ficou o horário de funcionamento do comercio de Catalão neste mês de dezembro:

 

Segunda-feira (12/12) até Sexta-feira (16/12): 08h às 20h

Sábado (17/12): 08h às 21h

Domingo (18/12): 12h às 19h

Segunda-feira (19/12) até sexta-feira (23/12): 08h às 22h

Sábado (24): 08h às 18h


Leia o acordo coletivo na íntegra:


COMPRE DO COMÉRCIO DE CATALÃO

Foto: Drone Super Catalão/Blog do Badiinho

Apesar da falta de incentivos por parte de algumas instituições voltadas a defender os comerciantes, com campanhas em datas específicas, incentivando e motivando os consumidores a comprarem no comércio local, como nessa época de fim de ano, e em tempos de E-commerce, o Blog do Badiinho deseja e espera que os comerciantes de Catalão tenham boas vendas e excelentes negócios, pois afinal, são por eles que são gerados a maioria dos postos de trabalhos, além de contribuírem fortemente com a encomia da nossa cidade, e é por isso que merecem muito serem respeitados e valorizados!

 

 

Publicado por: Badiinho Moisés