14 de julho de 2023

CLIMATOLOGISTA EXPLICA A SÚBITA QUEDA DE TEMPERATURA EM CATALÃO

Sexta-feira em Catalão amanheceu com nebulosidade e bem mais fria que os outros dias. Foto: Badiinho Moisés

Ontem à tarde, na quinta-feira, dia 13, experimentamos um calor intenso. No entanto, nas primeiras horas desta manhã, ocorreu uma mudança drástica no clima, com um amanhecer bastante frio, apresentando uma sensação térmica de 11ºC. Para explicar essa rápida mudança no tempo, Badiinho conversou com o climatologista Rafael Ávila, coordenador do Laboratório de Climatologia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT).

Ávila explicou a Badiinho que a queda na temperatura se deve à passagem de uma frente fria pela região centro-sul de Goiás, que chegou durante a madrugada e permanecerá até o sábado, dia 15 de julho. “Ontem, quinta-feira, dia 13, tivemos um dia muito quente. Hoje, a nebulosidade aumentou devido à passagem dessa frente fria. No entanto, uma massa de ar polar causará uma queda de temperatura na madrugada de sábado, dia 15, para domingo, dia 16. A partir deste domingo, as temperaturas voltarão a subir”, revelou Rafael Ávila.

A boa notícia é que há uma pequena chance de chuvas educativas e pontuais, o que contribuiria para melhorar a umidade relativa do ar. Essas chuvas, embora escassas, estão em cerca de 19%, abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), porém hoje a umidade do ar subiu para 63%, mas a tendência é que ela volte a cair a partir de domingo. No entanto, entre hoje e a madrugada de domingo, as temperaturas serão baixas.

 

Publicado por: Badiinho Moisés