12 de junho de 2023

CLIMATOLOGISTA ALERTA PARA TEMPERATURAS BAIXAS E POSSIBILIDADE DE GEADA EM CATALÃO

Nebulosidade vai aumentar e frio vai chegar com força total em Catalão e outras regiões de Goiás. Foto: Badiinho Moisés

Segundo o climatologista Rafael Ávila, do Laboratório de Climatologia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), o frio ainda está por vir em Catalão e em várias regiões de Goiás. De acordo com a previsão apresentada por Ávila, o próximo final de semana será bastante gelado.

A partir de amanhã, terça-feira, 13 de junho, uma frente fria se aproxima da região sudeste do Brasil, o que resultará em mudanças nas condições climáticas em Goiás. Aos poucos, haverá um aumento na nebulosidade, com possibilidade de formação de áreas de instabilidade na região sudoeste de Goiás.

Na quarta (14) e quinta-feira (15), a frente fria se deslocará pela região sudeste do Brasil, ampliando a dispersão da nebulosidade e aumentando as chances de pancadas de chuva em áreas isoladas no centro sul do Estado. Já na sexta (16), sábado (17) e domingo (18), o avanço do ar frio de origem polar provocará uma queda nas temperaturas na região centro sul do Estado.

Os prognósticos também indicam a presença de uma geada de fraca intensidade durante sexta (16), sábado (17) e domingo (18). As expectativas para as temperaturas mínimas do próximo sábado são: Jataí com mínima de 6ºC, Itumbiara com mínima de 7ºC, Catalão com mínima de 6ºC, Goiânia com mínima de 13ºC e Morrinhos com mínima de 8ºC.

Todas as informações acima foram apresentadas pelo Professor Rafael de Ávila Rodrigues, do Laboratório de Climatologia, coordenador do Instituto de Geografia do da Universidade Federal de Catalão (IGEO/UFCAT), com base nos dados do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo).

Imagem: Professor Rafael de Ávila Rodrigues Laboratório de Climatologia IGEO/UFCAT FONTE: CIMEHGO
Imagem: Professor Rafael de Ávila Rodrigues Laboratório de Climatologia IGEO/UFCAT FONTE: CIMEHGO
Imagem: Professor Rafael de Ávila Rodrigues Laboratório de Climatologia IGEO/UFCAT FONTE: CIMEHGO

Publicado por: Badiinho Moisés