18 de maio de 2022

CATALÃO REGISTRA MÍNIMA DE 8ºC NESSA MADRUGADA, PORÉM, FRIO VAI APERTAR AINDA MAIS E TEMPERATURAS PODEM CHEGAR AOS 3ºC; VEJA DICAS DE SAÚDE COM MÉDICA PEDIATRA PARA ESSE PERÍODO

Foto: Reprodução

Conforme havíamos anunciado na semana passada, o frio chegou em Catalão com força total nessa semana devido a uma massa polar que veio para o Brasil, atingindo praticamente todas as regiões do país.

Nas redes sociais, diversos foram os relatos de que em alguns Estados, registrou-se ocorrências de chuva congelada.

Em Catalão, ontem, terça-feira (17), antes das 20hrs, os ponteiros já marcavam pouco mais de 14ºC, e de acordo com o climatologista Rafael Ávila, a mínima durante a madrugada chegou aos 8ºC, mas a sensação térmica foi de 6ºC.

O climatologista, professor e coordenador do Laboratório de Climatologia na cidade de Catalão, Rafael Ávila, explica que a referência na coleta e divulgação de dados do clima, como em qualquer cidade do Brasil, são das estações meteorológicas automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), e em nossa cidade localizada na Universidade Federal de Catalão (UFCAT) registrou 8 graus célsius e a estação convencional que fica ao lado do Colégio Estadual Abrão André, registrou mínima 8,2ºC, explicando o climatologista que as estações estão instaladas em Catalão a mais de 60 anos, e são as referências.

“Os valores que são registrados por celulares, apps que são baixados nos dispositivos moveis, são baseados em modelos, cujos os dados são enviados via satélites, mas verdadeiras referências são das estações instaladas nas cidades”, explicou Rafael Ávila.

O professor Rafael Ávila disse ainda que expectativa é de que o frio permaneça com forte intensidade pelo menos até o dia 26 de maio, ou seja, até o final do Mês, alertando que a tendência para paras as próximas madrugadas, é com risco de geadas de moderada a forte intensidade, e com isso, as temperaturas podem baixar para 3ºC.

Até o fechamento da matéria, às 12h50, os termômetros das estações meteorológicas, em Catalão, marcavam 12,8ºC, e a tendência é que volte a ter queda no início da noite.

Leia também: 

-ALERTA: FRIO VAI CHEGAR COM FORÇA E TEMPERATURAS PODEM CAIR PARA 3ºC EM CATALÃO E REGIÃO

-CHUVA VEIO PARA TRAZER O FRIO, MAS PREOCUPAÇÃO DE CLIMATOLOGISTA É COM RISCO DE QUEDA DE GEADA

DICAS PARA A SAÚDE DA SUA CRIANÇA 

Foto: Pixaby/Reprodução

Para alertarmos os pais dos riscos de doenças nesse período frio, fomos atrás de uma profissional, e conversamos com a Médica Pediatra que atende na rede municipal de saúde do nosso município, Dra. Maria Auxiliadora Aires, a qual afirmou que além de estarem bem agasalhadas, a cobertura vacinal é um dos principais fatores para evitar doenças respiratórias como gripes, resfriados e até mesmo pneumonias, e assim como no calor, a ingestão de água e estar bem alimentado são dicas importantes. Outra observação, é evitar fechados ou com muita circulação de pessoas.


Veja abaixo o que disse a pediatra Dra. Maria Auxiliadora Aires:

Médica Pediatra, Dra. Maria Auxiliadora Aires. Foto: Badiinho Moisés

“Com a chegada da frente fria em nossa região vinda do sul do continente, conforme, prevista pelos serviços de meteorologia , devemos dar muita atenção à população mais vulnerável como nossas crianças , idosos , enfermos , moradores de rua e encarcerados .

Precisamos estar bem agasalhados , ingerir muita água , alimentar bem , evitar locais fechados ou com muita circulação de pessoas. Essas medidas são muito importantes para prevenção das doenças respiratórias, como gripe, resfriados e até mesmo pneumonias, sendo as crianças e os idosos os mais vulneráveis e suscetíveis a contraírem essas doenças, rotineiras nesse período de frio.

É muito importante também lavar as mãos com frequência, fazer a hidratação da pele com produtos neutros e higienização das narinas com soro fisiológico.

 E importantíssimo  a prevenção com vacina para Gripe/Influenza disponível em todos os Postos de Saúde da nossa cidade”, explicou a doutora Maria Auxiliadora Aires, médica pediatra em Catalão.