16 de maio de 2013

Catalanos participam da marcha contra a Unificação do ICMS em Brasília

Cerca de 5 mil participaram da mobilização organizada pelo governador Marconi Perillo

DSCF6453Foto: Sindicalista Carlos Albino, Rodrigão, Marconi e várias lideranças em caminhada 

O governador de Goiás, Marconi Perrillo (PSDB) mostrou sua força na manhã da última quarta-feira,15, em Brasília ao realizar a marcha contra a aprovação do projeto de unificação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS). A marcha reuniu cerca de 5 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios, entre prefeitos, vice-prefeitos, deputados, vereadores, senadores e integrantes de movimentos sindicais de todo o Estado de Goiás .

Prefeitos de vários cantos de Goiás compareceram à marcha acompanhados de caravanas. O prefeito de Catalão, Jardel Sebba (PSDB), acompanhado do secretário municipal de Trabalho e Renda, Rogério Ponciano, e do secretário municipal de Educação, Souza Filho, e uma caravana de mais de trinta pessoas estiveram presentes para apoiar a importante mobilização do governador.

DSCF6332Foto: Secretário Rogério Ponciano, Rodrigão e o prefeito de Catalão Jardel Sebba

“Importância de estarmos aqui é garantir que Goiás continue emergente, competitivo, porque os estados que hoje são estados competitivos passaram pelo que nós estamos passando agora. Eles receberam incentivos fiscais e queremos também a mesma liberdade. Essa manifestação é justa. Ninguém mais segura Goiás, a não ser que o Governo Federal entre com alguma lei que vai impedir que Goiás conceda incentivos. Não mãos do governador Marconi Perillo, Goiás está se tornando um estado bem acima da expectativa do Brasil”, pontuou Jardel Sebba.

O vice-prefeito Rodrigão, que também é o presidente da Força Sindical de Goiás, preocupado com as taxas de desemprego que podem aumentar no Estado, mobilizou a Força e deixou um recado pra presidenta Dilma Rousseff: “Se o trabalhador tiver emprego, ele constrói a casa dele. E não faz casa de 50 metros quadrados, mas faz casa de 70 de 80 metros quadrados. Faz dignidade para o trabalhador. Fiquei sabendo que o Palácio do Planalto é igual feijão ruim: só funciona na pressão e pressão os trabalhadores sabem fazer. Os trabalhadores deixaram seus postos de trabalhos de 246 municípios para deixarem o recado para a Dilma. Esse trabalhadores são os mesmos que a colocaram nessa cadeira macia”.

DSCF6429Marconi Perillo durante seu discurso

O governador Marconi Perillo agradeceu a imprensa pela cobertura da mobilização suprapartidária do Estado de Goiás. O governador também agradeceu aos prefeitos que atenderam o convite. Para Marconi, eles entenderam que mesmo nos municípios onde não há indústrias ou empresas, haverá prejuízos terríveis porque, com essa unificação, Goiás poderá perder dois bilhões e meio de ICMS por ano. De acordo com Perillo, isso significa que os municípios perderão 30, 40 ou 50% da arrecadação de ICMS.

DSCF6390Cerca de 5 mil pessoas participaram da manifestação em Brasília 

A marcha pacífica em favor de Goiás contou com a participação de cerca de 5 mil pessoas. Além da presença maciça da bancada goiana de senadores e grande maioria da bancada de deputado federais, estiveram presentes secretários estaduais.

“O presidente do Sindicato do Metalúrgicos de Catalão (Simecat), Carlos Albino, também participou da mobilização.

Texto e Fotos: Badiinho Filho