8 de maio de 2024

Caiado recebe delegação chinesa para ampliar parcerias comerciais e agrícolas

Apetite por negócios: donos de empresas chinesas participam de almoço com o governador Ronaldo Caiado, no Palácio das Esmeraldas. Fotos: Júnior Guimarães e Rômulo Carvalho

Uma comitiva chinesa, composta por 21 membros entre autoridades, empresários e tradutores, esteve em Goiânia nesta quarta-feira, 8 de maio, para discutir oportunidades de investimentos no estado de Goiás. A delegação, representando 11 empresas da província de Hebei, concentrou seu interesse principalmente no setor agrícola. O governador Ronaldo Caiado recepcionou o grupo com um almoço no Palácio das Esmeraldas, sede oficial do governo goiano.

“Fico sempre impressionado com o avanço tecnológico da China e o impacto positivo na qualidade de vida. Precisamos trazer esse mesmo investimento em talento, pesquisa, inovação e abertura de mercados para o Brasil, um país com potencial continental para melhorar a vida dos goianos e de todos os brasileiros”, afirmou Caiado.

A comitiva chinesa, liderada pelo vice-governador de Hebei, Shi Qingshuang, visitou o estado de Goiás por três dias, com início na segunda-feira, 6 de maio. Durante o período, a delegação conheceu as empresas agrícolas Beauvallet Goiás Alimentos e Grupo Canassa, ambas localizadas na cidade de Inhumas. O grupo incluía empresários dos setores de comércio de frutas, criação de frango, pecuária, laticínios, produtos químicos agrícolas, importação de alimentos e suprimentos médicos.

Shi Qingshuang destacou a longa parceria entre Goiás e Hebei, comemorando 30 anos de províncias-irmãs em 2023. “Essa visita tem como único objetivo fortalecer nossa amizade e construir novas parcerias para o futuro”, afirmou Shi Qingshuang. O vice-governador goiano, Daniel Vilela, ressaltou a importância da cooperação entre as duas regiões, lembrando a missão goiana à China em 2023, onde tiveram a oportunidade de conhecer a província de Hebei.

Em 2023, a China foi o principal parceiro comercial de Goiás, respondendo por 51% das exportações do estado. A Indonésia ficou em segundo lugar, com 3%. Nos três primeiros meses de 2024, o saldo da balança comercial entre Goiás e China alcançou US$ 826,9 milhões, representando 9,3% do saldo brasileiro para o período.

Joel de Sant’Anna Braga Filho, secretário de Indústria e Comércio de Goiás, destacou a importância do relacionamento entre o estado e a China, que se fortaleceu ainda mais após a missão do governo goiano ao país asiático no final de 2023. A agenda do evento também contou com a participação dos secretários Pedro Salles, de Infraestrutura; Yara Nunes, de Cultura; e José Frederico Lyra Netto, de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Antes do almoço no Palácio das Esmeraldas, houve uma reunião de trabalho com a presença de secretários de estado e representantes do setor produtivo goiano para discutir possíveis áreas de cooperação e oportunidades de negócios entre Goiás e a China.

Publicado por: Badiinho Moisés/Com informações da Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás