InícioCatalão-GOCaiado destaca mineração como motor da economia goiana

Caiado destaca mineração como motor da economia goiana

O governador Ronaldo Caiado abriu oficialmente, na última terça-feira (24/6), a 3ª Feira da Indústria de Mineração (Brasmin) e o 9º Encontro Nacional da Média e Pequena Mineração, destacando o papel estratégico da mineração no desenvolvimento de Goiás. O evento, realizado no Centro de Convenções da PUC Goiás, reúne mais de 200 marcas do Brasil e do exterior.

Durante o discurso, Caiado ressaltou que Goiás tem ampliado sua participação no setor mineral. Além disso, defendeu a industrialização da produção local. “Precisamos transformar o minério aqui, e não apenas exportar o produto bruto. Com tecnologia e responsabilidade ambiental, geramos renda e melhoramos a qualidade de vida”, afirmou.

O governador também lembrou que o estado conta com um mapeamento detalhado do subsolo, realizado pela extinta Metago. Segundo ele, esse levantamento ajudou a identificar áreas estratégicas para exploração. “Descobrimos grandes minas de terras raras, hoje os metais mais disputados do mundo”, destacou.

Goiás se consolida como liderança nacional

De acordo com a Agência Nacional de Mineração (ANM), Goiás é atualmente o terceiro maior produtor mineral do país, ficando atrás apenas de Minas Gerais e Pará. Em 2023, o valor da produção mineral goiana ultrapassou R$ 10,6 bilhões.

Além disso, o estado lidera a produção de níquel, nióbio e vermiculita. Já no caso do fosfato e do cobre, Goiás ocupa a segunda posição nacional, enquanto aparece em terceiro lugar na produção de alumínio.

Dessa forma, municípios como Catalão, Alto Horizonte, Barro Alto, Ouvidor e Crixás se destacam no cenário nacional, contribuindo fortemente para o protagonismo do estado.

Setor é estratégico para o país, dizem lideranças

Foto: Walter Folador

O prefeito de Goiânia e presidente do Conselho Temático de Mineração da CNI, Sandro Mabel, ressaltou o crescimento do setor mineral. Para ele, a mineração caminha para se tornar uma nova força econômica. “A mineração vai se tornar a nova agricultura do Brasil. É só nos deixarem trabalhar, porque potencial e investimento temos”, afirmou.

Enquanto isso, o diretor-executivo da ABPM, João Luiz Nogueira, justificou a escolha de Goiás como sede do evento devido ao crescimento contínuo do setor no estado. “É um polo estratégico para a mineração e referência em apoio institucional”, disse.

Por sua vez, o presidente da Fieg, André Rocha, afirmou que “não poderíamos ver como mais estratégica a escolha de Goiás para sediar esse debate por ser um dos estados mais dinâmicos e inovadores do país”.

Evento segue até quinta-feira (26/6)

Considerada uma das principais feiras do setor extrativista no país, a Brasmin segue até a próxima quinta-feira. O evento foca na difusão de tecnologias, boas práticas em automação, segurança, logística, energias renováveis e transformação digital.

Já o Encontro Nacional da Média e Pequena Mineração busca fortalecer a representatividade dessas empresas e incluir o segmento em políticas públicas. Por isso, o espaço é voltado ao debate sobre o papel estratégico dos pequenos e médios mineradores no Brasil.

Badiinho Moisés
Badiinho Moisés
Blogueiro há 15 anos, proprietário da empresa Badiinho Publicidades, e também repórter de rádio e televisão na emissora Cultura FM 101,1, em Catalão-GO.

- Anúncio -

spot_img

Inscreva-se para Ficar por Dentro das Novidades!

spot_img

- Anúncio -

spot_img

- Anúncio -

spot_img

- Anúncio -

spot_img

- Anúncio -

spot_img

- Anúncio -