InícioGOIÁSCaiado abre Campus Party Goiás e destaca liderança do...
- Anúncio -

Caiado abre Campus Party Goiás e destaca liderança do Estado em tecnologia e inovação

Pelo sétimo ano consecutivo, Goiânia recebe uma edição da Campus Party, considerado o maior festival de tecnologia, ciência, criatividade e empreendedorismo do mundo. O evento foi lançado nesta quinta-feira (20), no Passeio das Águas Shopping. Durante a abertura, o governador Ronaldo Caiado reforçou o papel da inovação no cotidiano dos goianos.

“Passamos a ser a capital da inteligência artificial, da tecnologia e da inovação. E não vamos parar, vamos investir cada vez mais”, declarou.

Expectativa de 100 mil visitantes

Dessa forma, com o tema Inteligência Artificial Aplicada ao Dia a Dia, a Campus Party Goiás 2025 segue até 23 de novembro e deve reunir cerca de 100 mil pessoas. “Estamos recebendo 66 comitivas do Brasil todo, com milhares de alunos”, informou Caiado.

Assim, a programação inclui olimpíadas de IA, oficinas, palestras e até um desafio de inovação voltado para idosos. O mote do ano,  Goiás em modo turbo, representa, segundo o governador, o esforço da gestão em ampliar investimentos em tecnologia, inovação e qualificação profissional.

Avanços impulsionados pela Campus Party

Além disso, Caiado lembrou que a Campus Party estimulou a criação do Centro de Excelência e Inteligência Artificial (Ceia). O local desenvolve pesquisas avançadas, como estudos sobre variantes genéticas que determinam o câncer de mama e máquinas capazes de identificar pragas agrícolas. “Vejam o quanto estamos avançando em Goiás”, destacou.

Reconhecimento internacional

O presidente global da Campus Party, Francesco Farruggia, elogiou o Estado. Pois, segundo ele, Goiás “tem IA no próprio nome”, em referência ao incentivo ao desenvolvimento tecnológico. Ademais, ele também explicou que a organização divide o evento por áreas de conhecimento e convida especialistas de alto nível para cada uma delas.

Projeto que se consolida

A edição 2025 é realizada pelas secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e Geral de Governo (SGG), em parceria com o Instituto Campus Party. Assim, para o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, o festival comprova o avanço contínuo das políticas públicas. “Essa demonstração de recorde de público mostra o resultado progressivo de tudo que vem sendo feito pelo Estado”, declarou.

O titular da Secti, José Frederico Lyra Netto, destacou dois pontos que tornam a edição goiana única: a Olimpíada de IA, primeira e única competição estadual do país, e o Desafio de Inovação 60+, um hackathon para idosos premiado nacionalmente.

Programação extensa e novidades

O evento oferece uma verdadeira imersão no universo da inovação. Além dos campuseiros, o público encontra palestras, oficinas e atividades paralelas. Uma das grandes novidades é a Cúpula Internacional de Ética e Inteligência Artificial – Etos.IA, que reúne especialistas para discutir como alinhar ética, ciência e sociedade ao uso consciente da tecnologia.

O estudante Samuel Oliveira Silva de Menezes, de Palmeiras de Goiás, participa pela segunda vez. “Espero fazer bastante networking com startups e palestrantes. Pois, quero sair com uma bagagem bem maior”, disse. Para ele, receber um evento desse porte é um privilégio.

Goiás Social tem papel de destaque

Além disso, as ações do Goiás Social também fazem parte da programação. Entre elas está o lançamento do novo edital do Programa Universitário do Bem (ProBem), que vai ofertar 5 mil bolsas de estudo. Destas, 500 serão destinadas exclusivamente às áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática.

Pela primeira vez, jovens do Centro da Juventude Tecendo o Futuro e do Goiás Social participarão da etapa final, presencial, da Olimpíada de Inteligência Artificial Aplicada (OIAA). A competição busca democratizar o acesso ao conhecimento de inovação na educação básica e distribuirá prêmios de até R$ 5 mil por aluno da equipe vencedora.

Maria Eduarda Furtado
Maria Eduarda Furtado
Graduanda em Letras Português/Inglês pela UFCAT, editora e redatora da empresa Badiinho Publicidades e produtora de jornalismo da emissora de rádio Cultura 101.1 FM, em Catalão (GO).

- Anúncio -

Inscreva-se para Ficar por Dentro das Novidades!

spot_img

- Anúncio -

spot_img

- Anúncio -

spot_img

- Anúncio -

spot_img

- Anúncio -

spot_img

- Anúncio -

spot_img

- Anúncio -