13 de fevereiro de 2024

Cachorra sofre parada cardiorrespiratória ao ficar preso em veículo e é reanimado por socorristas do Corpo de Bombeiros de Catalão

Cadela de médio porte tinha a cabeça aprisionada entre o orifício da barra de direção de uma VW Saveiro. Foto: Divulgação/Bombeiros Catalão

Na manhã da última segunda-feira, 12 de fevereiro, a equipe de salvamento do 10º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, localizado em Catalão-GO, foi acionada para resgatar uma cachorra que estava preso em uma situação delicada. Ao chegar ao local, os bombeiros constataram que uma cadela de médio porte tinha a cabeça aprisionada entre o orifício da barra de direção de uma VW Saveiro e o sistema de suspensão do veículo do lado direito, por um período não determinado.

Usando um macaco hidráulico, os bombeiros tentaram sem sucesso aliviar a pressão na cabeça e pescoço do animal. Com o passar do tempo, a situação se agravava, e, mesmo após diversas tentativas de preservar o veículo, a única alternativa foi realizar o corte da barra de direção, autorizado pelo proprietário, uma vez que a cachorra havia entrado em Parada Cardiorrespiratória (PCR).

Cadela passou por reanimação. Foto: Divulgação/Bombeiros Catalão

Após a remoção do animal, iniciaram-se os procedimentos de Reanimação Cardiopulmonar (RCP) por 15 minutos, além da administração de oxigênio. Graças aos esforços dedicados dos militares envolvidos, o animal recuperou a consciência com sucesso. O tutor da cachorra foi orientado a buscar assistência veterinária para uma avaliação mais detalhada.