22 de maio de 2021

BEBÊ DE CATALÃO DE 1 ANO E 7 MESES FALECEU DE COVI-19 HÁ MAIS DE UM MÊS; EM NOTA, MUNICÍPIO AFIRMA QUE SÓ FOI INFORMADO NESTA SEMANA

Foto: Reprodução

O Badiinho divulgou aqui na última quarta-feira (19/05), matéria informando o falecimento de um bebê de 1 ano e 7 meses, vítima da Covid-19. A matéria foi produzida e publicada, após o óbito ter sido divulgado no boletim de atualização dos casos de Covid-19 pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Catalão.

Na manhã deste sábado (22), a secretaria de comunicação da Prefeitura de Catalão, divulgou nota informando que o óbito dessa criança ocorreu no dia 08 de abril (41 dias atrás), no Hospital de Doenças Tropicais (HDT), em Goiânia.

Na mesma nota, foi informado que a criança passou pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no dia 15 de março apresentando quadro febre persistente, sendo neste dia, de acordo com a comunicação ter sido realizado o teste da Covid-19, dando resultado negativo.

Diante do quadro clínico da criança, ela foi transferida para a Santa Casa de Catalão no dia 16 de março, sendo avaliada por uma médica hematologista. Dois dias depois, a criança, 18 de março, a criança foi transferida para o Hospital Araújo Jorge, em Goiânia, por apresentar diagnóstico oncológico. No dia 23 de abril, a criança foi transferida novamente, desta vez, para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Doenças Tropicais (HDT), também em Goiânia, onde testou positivo para a Covid-19, tendo quadro evoluído para óbito no dia 08 de abril.

Sobre a divulgação, a secretaria de saúde de Catalão disse que o município só foi informado da morte da criança na última quarta-feira (19/05), sendo incluída neste dia no boletim epidemiológico tanto no de Catalão, quanto no do Estado.

Leia abaixo a nota na íntegra sobre o caso, divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Catalão, por meio da comunicação da prefeitura, na manhã deste sábado, 22 de março:

SAÚDE ESCLARECE INFORMAÇÕES SOBRE MORTE DE CRIANÇA DE 1 ANO E 7 MESES POR COVID-19| Pela repercussão e questionamentos acerca do caso, a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde esclarece os fatos.

M.L.P.L tinha um ano e sete meses. No dia 15 de março, esteve na UPA (Unidade de Pronto Atendimento de Catalão) apresentando quadro febril persistente. Na ocasião, após realizar teste para covid-19 e ter resultado negativo, a criança foi transferida para a Santa Casa de Misericórdia no dia 16 de março. Na unidade o menino foi avaliado por uma médica hematologista. Dois dias depois, em 18 de março, a criança foi transferida para o Hospital Araújo Jorge, em Goiânia, pois apresentava um diagnóstico oncológico. No dia 23 do mesmo mês, o menino deu entrada na UTI do HDT, onde testou positivo para o coronavírus e vindo a óbito em 08/04/2021.

O município de Catalão somente foi informado da morte da criança no dia 19/05/2021. Possibilitando que, nesta data, fosse contabilizada a morte da criança no boletim epidemiológico do município e estado.

SECOM – Prefeitura de Catalão

 

Escrito por: Badiinho Filho