22 de Maio de 2020

ATUALIZAÇÃO: CATALÃO REGISTRA 04 CASOS DE COVID-19 CONFIRMADOS PELO LACEN E OUTROS 26 POSITIVOS EM TESTES RÁPIDOS; MULHER DE 34 ANOS DE IDADE TEVE CONFIRMAÇÃO EM EXAME PCR

Catalão possuí 116 (cento e dezesseis) casos negativados, 26 (vinte e seis) casos de pessoas que testaram positivo através do teste rápido, 13 (treze) casos de suspeita de coronavírus, 01 (um) caso de internação clínica e outro de internação em UTI e 04 (quatro) casos confirmados através do Lacen, onde um já está curado. Foto: Drone Super Catalão/Parceria – Blog do Badiinho

Na manhã desta sexta-feira (22/05), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Catalão, divulgou nova nota de atualização dos números de Covid-19 na cidade, que apresenta 04 casos que tiveram confirmação por exames PCR do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN), em Goiânia, e outros 26 que tiveram testagem positivas em testes rápidos.

O novo caso destacado nessa nova atualização, é de uma mulher de 34 anos de idade, a qual teve confirmação de Covid-19 por meio de realização de exame PCR feito pelo LACEN. De acordo coma a nota, “ o caso aparecerá na atualização da Secretaria de Saúde do Estado, pois a mesma só considera caso confirmado, quando a testagem ocorre através do Lacen ou através de teste rápido fornecido pelo governo federal e produzido pela Fiocruz”.

De acordo com a nota, Catalão possuí 116 (cento e dezesseis) casos negativados, 26 (vinte e seis) casos de pessoas que testaram positivo através do teste rápido, 13 (treze) casos de suspeita de coronavírus, 01 (um) caso de internação clínica e outro de internação em UTI e 04 (quatro) casos confirmados através do Lacen, onde um já está curado.


DIVERGÊNCIAS DE DADOS ENTRE MUNICÍPIO E ESTADO

Secretário Municipal de Saúde de Catalão, Velomar Gonçalves Rios. Foto: Boletim de Notícias – TV Sudeste e Blog do Badiinho/Reprodução

O Secretário Municipal de Saúde (SMS) de Catalão, Velomar Rios, em recente entrevista ao Badiinho, disse que o Governo Federal enviou quantidades mínimas de testes rápidos para o município, os quais, de acordo com o secretário, é obrigatório a utilização desses testes em profissionais da saúde e da área da segurança pública, explicando ainda, os casos testados positivos em testes rápidos, estão nos números oficiais, sendo eles da área da saúde e da segurança pública.

O secretário de Saúde de Catalão, Velomar Rios, ainda citou o caso de um rapaz que está internado no Hospital de Urgências de Goiânia (HUGO) há cerca de 60 dias, o qual, na semana passada teria sido testado e dado positivo para a Covid-19, e mesmo estando hospitalizado em Goiânia, o caso é contabilizado para Catalão, afirmando que essa divergência de números ocorrerá.

Velomar afirmou, que a cidade de Catalão é a cidade que mais terá casos positivos registrados, devido à grande quantidade de pessoas que estão sendo submetidas aos testes rápidos.

O secretário de saúde voltou a explicar que a eficácia do teste rápido é somente a partir do oitavo dia de sintomas, e que a eficácia do PCR, exame realizado pelo LACEN, é até o sétimo dia de sintomas.

Com relação a confiabilidade dos testes rápidos Acrobiotec, disponíveis em Catalão, de acordo com o próprio fabricante, a confiabilidade é de 85%. Já a confiabilidade do PCR realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública – Dr. Giovanni Cysneiros (LACEN/GO), é de 99,9%.

VEJA A ATUALIZAÇÃO DA SMS NA MANHÃ DESTA SEXTA-FEIRA:

Foto: Divulgação – Secom – SMS de Catalão/Reprodução

ATUALIZAÇÃO| A Secretaria Municipal de Saúde informa à população que hoje (22), mais um paciente testou positivo para a COVID-19. Se trata de 1 mulher de 34 anos de idade. A mesma realizou o teste PCR (Lacen). Portanto, mais este caso aparecerá na atualização da Secretaria de Saúde do Estado, pois a mesma só considera caso confirmado, quando a testagem ocorre através do Lacen ou através de teste rápido fornecido pelo governo federal e produzido pela Fiocruz. Dessas forma, constará na estatística estadual 13 casos confirmados: 04 através do Lacen (PCR) e 09 através dos testes rápidos fornecidos pelo governo federal.

Dessa forma, hoje temos 116 (cento e dezesseis) casos negativados, 26 (vinte e seis) casos de pessoas que testaram positivo através do teste rápido, 13 (treze) casos de suspeita de coronavírus, 01 (um) caso de internação clínica e outro de internação em UTI e 04 (quatro) casos confirmados através do Lacen, onde um já está curado.

No telemonitoramento são acompanhados os casos que ligam no 0800 646 1045. Assim, temos 14 casos monitorados atualmente. Na Vigilância Epidemiológica, temos 30 pacientes e 168 contatos monitorados.

Lembrando que, só serão divulgados casos de suspeita de Coronavírus, quando a Secretaria Municipal de Saúde for notificada oficialmente pela unidade ao qual recebeu o paciente.

SECOM – Prefeitura de Catalão

 

 

Escrito por: Badiinho Filho