16 de março de 2022

APÓS NOTIFICAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO SOBRE TRANSPORTE PÚBLICO, PREFEITURA DE CATALÃO SE MANIFESTA

Foto feita em janeiro de 2017. Foto: Reprodução

Publicamos aqui no Blog do Badiinho no final da manhã da última sexta-feira, 11 de março, a informação sobre a suspensão do transporte público na cidade de Catalão, dada em primeira mão pelo Badiinho, após a própria empresa enviar o ofício e protocolo de notificação ao município a respeito da suspensão do serviço.

No mesmo dia, o Badiinho foi até a empresa e conversou com o gerente da Transduarte, Edmar José de Oliveira, que explicou em entrevistas sobre os motivos que culminaram na suspensão do serviços, sendo as maiores motivações o agravante da baixa sofrida no número de usuários, o que piorou com a pandemia, além da alta exorbitante nos preços dos combustíveis anunciados na semana passada.

MANIFESTAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO 

Depois da informação dada pelo Blog do Badiinho, o Ministério Público de Goiás (MPGO) enviou ofício no mesmo dia, ainda sexta-feira (11/3) ao secretário municipal de Administração de Catalão, Nelson Martins Fayad, solicitando, no prazo de 24 horas, informações sobre as providências adotadas pelo município, em caráter de urgência, no sentido de evitar a suspensão do transporte coletivo na cidade, o que foi anunciado pela empresa Transporte Coletivo Duarte Ltda (Transduarte).

O ofício, assinado pela promotora de Justiça Ariete Cristina Rodrigues Vale, é instruído com comunicado encaminhado pela Transduarte ao secretário, informando da suspensão do serviço a partir de segunda-feira (14/3), e com o texto de um blog de notícias (BLOG DO BADIINHO) que informa sobre essa decisão da concessionária. Diante da urgência, o documento do MPGO foi encaminhado ao e-mail do secretário e também para o da Procuradoria do município.

De lá para cá, solicitamos várias vezes a nota de manifestação por parte da comunicação, porém, isso só foi possível no início da tarde de hoje, mas isso só foi possível após outros veículos de comunicação terem conseguido a nota.

Em nota, a Prefeitura de Catalão disse que recebeu com supresa a decisão da empresa de suspender o transporte público na cidade, e que ela se limitou em enviar apenas um ofício sem detalhes da real situação, porém, a empresa afirmou que outras tentativas haviam sido feitas.  

O tema do transporte público de Catalão foi tema de muita discussão durante os assuntos pessoais na última sessão da Câmara Municipal que ainda segue suspenso na cidade de Catalão, mas é assunto para uma próximo pauta. 

Leia abaixo a nota na íntegra:

Nota referente à paralisação das atividades da Concessionária de Transporte Coletivo Duarte LTDA

O Município de Catalão-GO recebeu com surpresa a abrupta notificação de paralisação das atividades da Concessão Pública de que versa o Contrato nº 025/2019 oriunda da Concessionária Transporte Coletivo Duarte LTDA.

A empresa se limitou a encaminhar apenas um ofício, sem anexar qualquer documentação e qualificação da empresa, e sem a exposição de motivos legais que respaldassem a postura.
Dessa forma, o município notificou a empresa para apresentar documentos e planilhas de custos, para que sejam avaliados e discutidos os meios legais para resolver o problema da paralisação da prestação do serviço por parte da concessionária.

SECOM – Prefeitura de Catalão

 

Leia também: 


-TRANSDUARTE SUSPENDERÁ TRANSPORTE PÚBLICO DE CATALÃO NESTA SEGUNDA-FEIRA (14/03); PREFEITURA FOI NOTIFICADA

-EM ENTREVISTA AO BADIINHO, GERENTE DA TRANSDUARTE EXPLICA SOBRE SUSPENSÃO DO TRANSPORTE PÚBLICO EM CATALÃO