15 de dezembro de 2022

ALUNOS QUE ESTÃO APRENDENDO A LER E A ESCREVER PELO PROJETO ALFABETIZAÇÃO EM FAMÍLIA TIVERAM NOITE FESTIVA NO COLÉGIO CEJA, EM CATALÃO

Alunos que estão aprendendo a ler e a escrever através do Projeto Alfabetização em Família, no Colégio CEJA, tiveram noite festiva na noite desta quarta-feira (14). Foto: Badiinho Moisés

Na noite de ontem, quarta-feira (14), um evento de encerramento das atividades do ano letivo para alunos que não sabiam ler e nem escrever, foi realizado no Centro De Educação De Jovens E Adultos Profª Alzira De Souza Campos (CEJA), com a presença de professores da unidade educacional, as duas professoras do Projeto Alfabetização e Família, direção e coordenação do Colégio CEJA, além da coordenadora da Subsecretaria Regional de Educação, Mirian de Melo.

O Projeto Alfabetização em Família, foi idealizado pela primeira dama de Goiás, Gracinha Caiado, visando dar oportunidade para aqueles famílias que possuem membros que não são alfabetizados.

A coordenadora da Regional de Educação, Miriam de Melo, disse que esse Projeto necessariamente não precisar ser desenvolvido dentro de uma unidade escolar e pode ser realizado em outro espaço como em centro comunitário, igreja e até mesmo em uma garagem de qualquer residência desde que se tenha o professor alfabetizador, porém, a escolha foi voluntária por parte do Colégio CEJA, que se prontificaram, pois “se acontecesse dentro de unidade escolar, motivava os alunos a irem para a escola”, destacou Mirian.

A diretora do CEJA, Luceli de Paula, destacou que sempre foi o sonho da gestão do CEJA implementar a primeira etapa na unidade, e que o Projeto Alfabetização em Família é o primeiro passo para que seja implementado.

Por meio do Projeto Alfabetização em Família, homens e mulheres de várias idades estão terdo oportunidade de aprender a ler e a escrever. Foto: Divulgação

Depoimento marcante e emocionante foi da Dona Maria Elza, de Parnamirim-RN, mas que mora há 14 anos na cidade de Catalão. Dona Maria disse que o seu filho é o que mais sentiu realizado, mas do que ela mesmo, pois segundo ela, essa realização foi marcada durante idas ao supermercados, onde o menino ficou muito alegre ao ver que a mãe já estava lendo os preços nas seções de produtos.

Um das professoras do projeto em Catalão, Marlene de Freitas, disse que já trabalhou em projeto desses moldes, disse que é muito gratificante, pois as limitações e dificuldades dos alunos são muitas, mas a força de vontade deles nos surpreende muito, e quando eles aprendem a ler a primeira palavrinha, isso não tem preço e é muito gratificante.

“Essa emoção  eu acredito que ela foi vivida desde o o momento que eles ficaram sabendo da oportunidade de vir para a escola. Nós tivemos a aula inaugural no dia 25 de agosto, e foi naquele momento que vimos no rosto deles, a vontade de estudar, de aprender e de crescer, mas essa emoção não era somente deles, mas nossa também, disse Wesnilda Teles professora do projeto.

Adriana Antunes (Colégio CEJA), tutora do projeto Viviane Oliveira, diretora do CEJA, Luceli de Paula, coordenadora da Subsecretaria Regional de Educação, Mirian de Melo, e as professoras do Projeto Alfabetização em Família. Foto: Badiinho Moisés

Os alunos que iniciaram as aulas de alfabetização em agosto deste ano, vão retornar as salas de aula no dia 2 de janeiro para concluírem o Projeto Alfabetização em Família que tem durabilidade de seis meses.