13 de julho de 2022

“AINDA TEMOS MUITO EM ESTOQUE”, DISSE COORDENADORA DE VACINAS EM CATALÃO, SOBRE IMUNIZANTES DA GRIPE DISPONÍVEIS NOS POSTOS DE SAÚDE

Por conta do período de frio, Secretaria de Saúde de Goiás reforça para que população se imunize contra a Influenza, vírus da gripe.

Foto: Badiinho Moisés/Arquivo – Blog do Badiinho

Procurada pelo Badiinho, a coordenadora de vacinas da Secretaria de Saúde do município de Catalão, Ariana Martins, informou que os estoques estão em quantidade considerável, e disponíveis nos postos de saúde de toda a cidade, incluindo os dos distritos de Pires Belo e Santo Antônio do Rio Verde.

A vacina da gripe está liberada para a população de Catalão em geral, a partir dos 6 meses de vida desde o final do mês de junho, e podem ser encontradas nas Unidade Básicas de Saúde (UBS), que funcionam das 07h às 11h e das 13h às 17h de segunda a sexta-feira.

Uma pergunta frequente, é se quem tomou a dose da vacina contra Covid-19, pode receber a vacina da gripe ou qualquer outro imunizante. A resposta é que sim, pode tomar, inclusive no mesmo dia, desde de que a pessoa não apresente quadro febril, afirmou ao Badiinho, a chefe do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NVE), Ariana Martins.

Desde março desde deste ano, uma normativa foi editada pelo Ministério da Saúde (MS), extinguindo a exigência de intervalo para pessoas que foram vacinadas contra Covid-19.

Com relação a aplicação da vacina da gripe em pessoas com infecção por covid, a mesma nota técnica do dia 17 de março deste ano, afirma que elas poderão receber outras vacinas, incluindo a vacina da influenza, isso após melhora clínica do quadro agudo e ausência de febre.

Leia também:

-SAÚDE DE CATALÃO LIBERA VACINA CONTRA GRIPE PARA POPULAÇÃO GERAL A PARTIR DOS 6 MESES DE VIDA; QUEM FOI IMUNIZADO CONTRA COVID RECENTEMENTE, TAMBÉM PODE SER VACINADO


SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE REFORÇA PEDIDO PARA QUE POPULAÇÃO GOIANA SE VACINE CONTRA GRIPE

Foto: Britto

Antes acessível apenas para grupos de maior risco, agora a vacina contra gripe de forma gratuita está disponível para toda a população a partir dos seis meses de idade, nas salas de vacina dos 246 municípios goianos. A vacinação é o principal meio de prevenção contra a Influenza, vírus causador da gripe que se dissemina com maior facilidade nesse mês de julho, marcado por baixas temperaturas e clima seco.

Especialistas explicam que no inverno são comuns a baixa umidade do ar, as alterações bruscas de temperatura e o aumento da poluição atmosférica, fatores preocupantes para quem sofre de doenças respiratórias crônicas. Também nos dias frios, as pessoas costumam ficar mais tempo em ambientes fechados, com pouca ventilação, o que favorece o desencadeamento de doenças respiratórias e também a transmissão de vírus. 

A gripe é caracterizada por febre associada a coriza, tosse, dores musculares e de cabeça, e que pode evoluir para quadros graves, como pneumonia. Com a baixa cobertura vacinal, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) convoca as pessoas que ainda não se vacinaram a procurarem as salas de vacinação instaladas nos municípios. A imunização é necessária, principalmente, para crianças, idosos e pessoas com comorbidades, considerados grupos de risco.

A campanha de vacinação contra a Influenza teve início em 4 de abril, para grupos prioritários, e em 25 de junho foi ampliada para todas as pessoas com seis meses ou mais de idade. A SES recebeu 2.474.400 doses da vacina, encaminhadas pelo Ministério da Saúde, das quais já aplicou 1.219.718 doses.

 

Publicado por: Badiinho Moisés