14 de outubro de 2019

FESTA DO ROSÁRIO CHEGA AO FIM COM A ENTREGA DA COROA AO NOVO CASAL DE FESTEIROS; PROCISSÕES E MISSAS MARCARAM O ÚLTIMO FINAL DE SEMANA DO MAIOR EVENTO RELIGIOSO DE CATALÃO

Ternos de Congos colorem as ruas e avenidas de Catalão desde ontem, domingo (13/10). Foto: Reginaldo Ribeiro/Reprodução

Em Catalão, as Congadas de Catalão coloriram as ruas no último domingo, 13 de outubro, sendo ao todo, 24 ternos de congo com cerca de 5.600 dançadores que percorream ruas e avenidas de diversos bairros da cidade.

Neste último domingo (13), os ternos de congos saíram em cortejo pelas principais ruas de Catalão para homenagear Nossa Senhora do Rosário, padroeira do município. Centenas de pessoas de várias regiões são atraídas para acompanharem a centenária festa.

Os 24 ternos usam fardas com coloridos diferentes umas das outras e vários instrumentos musicais, que são acompanhados pelos batidos fortes dos tambores.

A homenagem a Nossa Senhora do Rosário, que antes era somente a manifestação dos negros, na atualidade, se tornou uma grande festa com a união de todas as raças.

“Hoje em Catalão, é uma das maiores festas do Brasil, tanto por parte das Congadas, parte religiosa, e parte de estrutura, então, acho que está de parabéns, e nós, congadeiros, temos que bater no peito e se orgulhar, de saber do valor que têm essa tradição tão bonita na cidade de Catalão”, disse o presidente da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, Leonardo Costa Bueno.

De um a um, os ternos de congos foram dançando rumo ao centro da cidade, mesmo com sol ardente e com uma sessão térmica acima dos 40 graus, tudo superado pela fé e devoção a Nossa Senhora do Rosário.

Missa das Congadas foi celebrada no último domingo (13/10). Foto: Reginaldo Ribeiro/Reprodução

No Largo do Rosário, assim que o cortejo com a Santa do Rosário chegou, foi iniciada a missa campal em homenagem as congadas, assistida por centenas de devotos.


LEVANTAMENTO DO MASTRO E MISSA DE ENCERRAMENTO MARCARAM O FINAL DE SEMANA

Procissões também marcaram o final de semana na Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário. Foto: Reginaldo Ribeiro/Reprodução

No sábado (12), a 143ª Festa do Rosário foi marcada pelo levantamento do Mastro, ocorrido no Largo do Rosário, contando com a participação dos ternos de congos que chegaram pela Rua Vagner Estelita Campos para acompanharem o levantamento do Mastro.

No domingo (13), não devoto que não se emocionou com a santa missa de encerramento, a qual a imagem de Nossa Senhora do Rosário retornar para a Igreja até que a festa volte a acontecer.

Imagem de Nossa Senhora do Rosário voltou para igreja na missa de encerramento. Foto: Drone Super Catalão/Reprodução


ENTREGA DA COROA ENCERREA DEFINITIVAMENTE O EVENTO RELIGIOSO

Logo mais às 15h, os 24 ternos de congos irão sair do Largo do Rosário, com destino a Avenida 20 de agosto para a entrega da coroa de Nossa Senhora do Rosário ao novo casal de festeiros. O último terno a chegar com a coroa, os generais das congadas e o casal de festeiros, será o Moçambique, e a previsão é no início da noite.

 

 

Escrito por: Badiinho Filho