27 de maio de 2013

Comemorando com Boa Ação

Doação de sangue Samu30 servidores do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) de Catalão

Equipe de 30 servidores do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) de Catalão compareceu neste sábado, 25, à unidade do Hemocentro Regional de Catalão (Hemocat) para doar sangue. A doação coletiva foi organizada entre os socorristas da unidade em comemoração ao primeiro ano em que a unidade do Samu funcionou de forma descentralizada em Catalão. Considerando que uma bolsa de sangue pode ser doadas para até quatro pessoas, a ação pode salvar até 120 vidas.

Danichele Brandão Braz, coordenadora geral do Samu, explicou que a iniciativa surgiu diante das dificuldades em se conseguir bolsas de sangue em Catalão, especialmente, do tipo “O” negativo que, por ser doador universal, é o tipo sanguíneo mais requisitado. “Sabemos que há um grande número de doadores de sangue tipo O na cidade e fazemos o apelo para que eles também venham doar”, convocou.

O Hemocat atende hospitais públicos e privados de 14 cidades da região sudeste e, de acordo com o diretor técnico do Hemocat, Celmo Antônio de Araújo, as doações da equipe do Samu chegaram num momento importante pela proximidade de um feriado prolongado. “Nos feriados, a demanda por sangue aumenta devido à maior incidência de acidentes. Iniciativas como essas são sempre bem-vindas”, agradeceu.

LeonardoTécnico de enfermagem Leonardo do Nascimento

“Doar sangue é uma continuidade do nosso trabalho, que é salvar vidas”, declarou Leonardo do Nascimento, técnico de enfermagem do Samu, um dos doadores.

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 67 anos, mais de 50 quilos e não ter ingerido bebida alcoólica ou fumado há, no mínimo, 12 horas antes da coleta. Interessados podem comparecer ao Hemocat (Rua Osório Vieira Leite, nº 78, Bairro São João) portando documento pessoal com foto, de segunda a terça-feira, entre 7h e 16h, e no último sábado do mês, das 7h30 às 11h.

 

SecomCatalão