InícioCatalão-GOTradição de 149 anos: Congadas de Catalão recebe título...
- Anúncio -

Tradição de 149 anos: Congadas de Catalão recebe título de patrimônio imaterial do Brasil

Nesta terça-feira (17), o Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) aprovou por unanimidade o registro do bem Saberes do Rosário: Reinados, Congados e Congadas como patrimônio cultural do Brasil. A decisão ocorreu durante a 109ª reunião do órgão, realizada on-line. Assim, o processo foi resultado de 17 anos de estudos e articulações entre comunidades tradicionais de Goiás, Minas Gerais e São Paulo.

Festa do Rosário de Catalão está entre as mais expressivas

Catalão oficializa solicitação ao Iphan para tornar Congada patrimônio imaterial – Foto: Lucas Machado

Dessa forma, a aprovação representa um marco importante no reconhecimento de tradições afro-brasileiras que atravessam gerações. Entre elas, destaca-se a Festa em Louvor à Nossa Senhora do Rosário, realizada em Catalão (GO) há 149 anos. Considerada uma das manifestações mais tradicionais do interior goiano, ela mescla fé, ritmo e ancestralidade.

Durante a festa, há alvoradas, levantamento de bandeiras, missas, rezas e apresentações de grupos de congadas. Nesse sentido, a celebração integra elementos religiosos, folclóricos e culturais que resistem ao tempo e às transformações sociais.

Pedido de reconhecimento da Congada de Catalão foi protocolado em 2022

Congadas de Catalão avançam no processo de reconhecimento pelo Iphan – Foto: Lucas Machado

Em abril de 2022, Ana Cristina de Oliveira Pires, representante da Irmandade Nossa Senhora do Rosário, protocolou no Iphan de Goiás o pedido de reconhecimento nacional da Congada de Catalão. Assim, o documento destaca o valor histórico e simbólico da festa para a comunidade local. Segundo o texto, a celebração é composta por três dimensões: a religiosa, a folclórica (representada pelas congadas) e a comercial (as tradicionais barraquinhas).

Relatoria destaca resistência e identidade negra

A conselheira e historiadora Alessandra Ribeiro Martins, também mestra jongozeira da Comunidade Jongo Dito Ribeiro (Campinas/SP), foi a responsável pela relatoria do processo. Em sua fala, ela ressaltou que os saberes do Rosário expressam estratégias de resistência cultural e afirmam identidades negras potentes.

“Foi um ato de reparação histórica, um ato de justiça social”, afirmou Alessandra durante a reunião.

Presidente do Iphan comemora conquista histórica

Além disso, o presidente do Iphan, Leandro Grass, celebrou a aprovação e destacou o simbolismo da conquista. Para ele, o registro reforça o compromisso do órgão com o reconhecimento de patrimônios afro-brasileiros e indígenas.

“Depois de 17 anos de espera, teremos o registro desse bem, representado por mestres, mestras, grupos e lideranças. É um marco para nossa ancestralidade africana, que mantém vivas as tradições e nos conecta às nossas origens”, declarou Grass.

Catalão rumo ao reconhecimento nacional

Com tradição centenária, Congada de Catalão busca reconhecimento histórico – Foto: Lucas Machado

Durante o protocolo oficial do pedido de reconhecimento nacional da Congada de Catalão junto ao Iphan, o assessor especial do governo de Goiás, Luiz Sampaio, destacou a importância histórica da manifestação, que há 149 anos integra a cultura e a identidade do município.

Assim, acompanhado por apoiadores do movimento, ele celebrou o início formal do processo, agradeceu o apoio recebido e reafirmou o compromisso da comunidade com a preservação desse patrimônio afro-brasileiro. Portanto, a expectativa, segundo ele, é de que as Congadas de Catalão sejam oficialmente reconhecidas como Patrimônio Imaterial do Brasil, consolidando um marco histórico para a cultura popular e religiosa de Goiás.

Casal de festeiros de Nossa Senhora do Rosário, Luiz Sampaio e Samara Esperidião – Foto: Lucas Machado
Maria Eduarda Furtado
Maria Eduarda Furtado
Graduanda em Letras Português/Inglês pela UFCAT, editora e redatora da empresa Badiinho Publicidades e produtora de jornalismo da emissora de rádio Cultura 101.1 FM, em Catalão (GO).

- Anúncio -

Inscreva-se para Ficar por Dentro das Novidades!

spot_img

- Anúncio -

spot_img

- Anúncio -

spot_img

- Anúncio -

spot_img

- Anúncio -

spot_img

- Anúncio -

spot_img

- Anúncio -