22 de maio de 2017

Justiça determina que SAE acabe com o mau cheiro do esgoto em Catalão

Escrito por: Redação/Fonte: Portal G1/Goiás

Foto: Reprodução/TV Anhanguera 

Mau cheiro também afeta a região central de Catalão”

O Bom Dia Goiás da TV Anhanguera na edição desta segunda-feira (22), destacou as ligações clandestinas de esgoto na rede pluvial, que serve a água das chuvas.

Com as ligações feitas de forma clandestina, a cidade por um todo está um mal cheiro quase que insuportável.

O Ministério Público (MP) entrou na Justiça no mês de fevereiro, pedindo para que a Superintendência de Água e Esgoto (SAE) resolva o problema, a decisão saiu e Companhia de Água e Esgoto da cidade terá um prazo de dois meses para acabar com o mal cheiro.

“Cedo e a tarde, um catingam danado que a gente não está suportando mais”, disse o aposentado João Francisco.

“O mal cheiro entra para dentro da loja e não saí”, disse também o comerciante Ronaldo Lemes, mostrando a equipe de TV o improviso que ele fez, tapando o bueiro para que seja amenizado o mal cheiro, mas de uma forma que não atrapalha o escoamento da água.  

O mal cheiro também atinge e afeta os comerciantes e moradores da região central de Catalão.

“Vários comerciantes sentem dores de cabeça por causa do mal cheiro, quando chove os bueiros transbordam, saem ratos de dentro do bueiros, tendo também a parte das crianças da escola aqui próxima que convivem com esse mal cheiro na entrada e na saída”, desabafou a comerciante Geysiane Bento da Silva.

No mês de fevereiro o MP entrou com uma ação, pedindo que a SAE tomasse algumas providências emergenciais.

“Promotor de Justiça, Dr. Roni Alvacir Vargas”

“O esgoto sanitário, ele tem que ser ligado na rede de esgoto, ou quando inexistente em fossas sépticas com sumidouros, é isso que determina a legislação. Nós temos observado que em algumas situações, o esgoto da residência, ou daquele comércio, ele está ligado diretamente na rede pluvial”, disse em entrevistas, o Promotor de Justiça, Dr. Roni Alvacir Vargas.

O Poder Judiciário de Catalão decidiu acatar o pedido do Ministério Público, determinando 60 dias para que a SAE tome todas as medidas necessárias para conter o problema na cidade.

“Ainda não fomos intimados oficialmente dessa decisão, mas de antemão o município já tem buscado localizar esses esgotos clandestinos que entram na rede pluvial, mas recentemente foi iniciado um procedimento para a contratação de uma sondagem eletrônica, para localizar onde estão todos os esgotos clandestinos na rede pluvial”, assim disse o Procurador Jurídico de Catalão, Dr. Leonardo Rocha.

“Procurador Jurídico de Catalão, Dr. Leonardo Rocha”

O Procurador Jurídico também informou que está fazendo a licitação para comprar o aparelho de sondagem, o qual será capaz de identificar as ligações clandestinas, aparelho este que deve ser utilizado pelos funcionários da SAE dentro de 30 dias.