O ano de 2026 começa com alerta para chuvas frequentes em Goiás. O primeiro episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) deve se formar a partir do fim de semana. O sistema pode atuar, ao menos, até a próxima sexta-feira (09/01).
Segundo o professor Rafael de Ávila Rodrigues, do Laboratório de Climatologia do IGEO/UFCAT, o padrão atmosférico já favorece instabilidades. Ventos em baixos níveis transportam umidade da Amazônia para o Centro-Oeste e Sudeste. Ao mesmo tempo, a atmosfera apresenta alta umidade em níveis médios.
Em Catalão e em outras regiões do estado, esse cenário pode provocar pancadas de chuva fortes. A previsão indica altos volumes em curto intervalo de tempo. Também há risco de rajadas intensas de vento e queda de granizo. As áreas mais suscetíveis incluem o Triângulo Mineiro e o Alto Paranaíba.

Na sexta-feira (02/01), a aproximação de uma frente fria pelo litoral de São Paulo tende a reforçar as instabilidades. Com isso, os temporais localizados devem continuar.
Diante da previsão de chuva persistente, a orientação é redobrar a atenção. Os maiores riscos envolvem alagamentos, enxurradas e transtornos urbanos.
As informações são do INMET e do Laboratório de Climatologia da UFCAT.











